Contextos multilíngues e interações:

políticas linguísticas, relações interculturais e práticas de ensino e aprendizagem

Palavras-chave: Editorial

Resumo

Editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, PUC Minas

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora associada do Programa dePós-graduação em Letras da PUC Minas. Doutorado em Estudos Linguísticos (UFMG) e pós-doutorado no Laboratoire LIDILEM, na Université Grenoble Alpes (França). Integrante do NELLF (Núcleo de Estudos em Letramentos, Linguagens e Formação) e membro do GT Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada (Anpoll). 

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, UFC

Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora titular. Coordena o FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Líder do GEPLA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Realizou o Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle Paris III e na Université de Genève. Membro do GT Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada, na Anpoll. Coordenadora da Comissão Linguística Aplicada da Abralin. 

Joaquim Dolz, UNIGE/CH

Catedrático honorário da Universidade de Genebra (UNIGE/CH). Licenciado em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/ES). Mestre em Didática das Línguas e Doutor em Psicologia e Ciências da Educação, pela Universidade de Genebra (UNIGE/CH). Estágio Pós-doutoral na Université Charles de Gaulle, Lille III (UCG/FR). 

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. O Homem, as viagens. In: As impurezas do branco. São Paulo: Companhia das Letras, 1973/2013.
ANDRADE, Carlos Drummond. Poema de Sete faces. In: Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 1930/2013.
ANDRADE, Carlos Drummond. Mundo grande. In: Sentimento do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1940/2012.
ANDRADE, Carlos Drummond. Caso do vestido. In: A Rosa do Povo. São Paulo: Companhia das Letras, 1945/2012.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. 7a ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Acolhimento e escolarização de imigrantes no ensino básico de Brasília (Distrito Federal): perspectivas e ações. In: Francisco Quaresma de Figueredo; Darcília Simões (org.). Contribuições da Linguística Aplicada para a Educação Básica. 1ed. Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 273-295.
BRONCKART, Jean-Paul; DOLZ, Joaquim. Le plurilinguisme, pour comprendre ce que c’est le langage et comment l’enseigner. In: Inés Mª García Azkoaga, Ibon Manterola Garate, Leire Diaz de Gereñu Lasaga. Archives ouvertes UNIGE. Euskara oinarri eta eleaniztasuna helburu. Hizkuntzen garapena eta erabilera aztergai. Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatearen Argitalpen Zerbitzua, 2021, p. 93-118. Disponível em: file:///C:/Users/mapau/Downloads/unige_156295_attachment01.pdf
DECANDIO, Fabrizio; DOLZ, Joaquim. La correspondencia escolar electrónica: un enfoque didáctico para para la intercomprensión en lenguas románicas. In: I. GARCIA AZCOAGA & I. IDIAZABAL (Ed.) Para una ingeniería didáctica de la educación plurilingue. Bilbao : Servicio de la universidade del Pais Vasco, 2015.
DOLZ, Joaquim; IDIAZABAL, Itziar. Enseñar (lenguas) en contextos plurilingües. Bilbao: Servicio de la universidade del Pais Vasco, 2013.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michelle; SCHNEUWLY, Bernard. S’exprimer en français. Séquences didactiques pour l’enseignement de l’oral et de l’écrit. Bruxeles: De Boeck & Lancier, 2001.
FERREIRA, Luciane Corrêa et al. (org.). LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: experiências no Brasil e no mundo. 1. ed. Belo Horizonte: Mosaico Ed., v. 1, 2019.
GARCIA AZCOAGA, Inés; IDIAZABAL, Itziar. Para una ingeniería didáctica de la educación plurilingue. Bilbao: Servicio de la Universidad del Pais Vasco, 2015.
GUIMARÃES, Eduardo. Brasil: país multilíngue. Ciência e Cultura, v. 57, n. 2. São Paulo, abr./jun. 2005, p. 22-23.
LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; SILVA, Meire Celedônio; GONDIM, Ana Angélica Lima. Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia. TEXTURA - ULBRA, v. 22, n. 52, p. 197-215, out.-dez. 2020.
LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. O espaço da leitura e da escrita em situação de ensino e aprendizagem de português língua estrangeira. Eutomia (Recife), v. 02, p. 167-186, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19125/1/2014_art_evlfleurquin.pdf Acesso em 09 nov. 2023.
MODL, Fernanda; BIAVATI, Nádia Dolores Fernandes; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Cenas de uma atividade de leitura em um contexto de ensino-aprendizagem de português como língua de herança: apontamentos interculturais. Fólio - Revista de Letras, 12(1), p. 391-415, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6970. Acesso em 09 nov. 2023.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Des objets enseignés en classe de français. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2018.
Publicado
21-12-2023
Como Citar
Lopes, M. A. P. T., Leurquin, E. V. L. F., & Dolz, J. (2023). Contextos multilíngues e interações:. Scripta, 27(60), 10-34. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2023v27n60p10-34