A intertextualidade em literaturas infantis como processo de autorrepresentação surda

Palavras-chave: Criança Surda, Intertextualidade, Literatura Surda, Cultura Surda, Autorrepresentação

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a análise dos fenômenos da intertextualidade presentes em histórias adaptadas como: Cinderela Surda, Patinho Surdo, Rapunzel Surda etc., com foco para a importância do uso dessas literaturas na educação de crianças surdas — falantes de língua de sinais ou não — e não-surdas. Além disso, este trabalho visa a observação de elementos inerentes à literatura surda, como aspectos culturais e identitários dessa comunidade, e em que formato essas literaturas são disseminadas de forma a promover a autorrepresentação por intermédio da inserção de personagens surdas ao enredo, o que, por muitos anos, foi negligenciado em nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Daniel Ferreira Costa, PUC MINAS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Minas. Bolsista CAPES. Intérprete de Libras na Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais. E-mail: danielf.costaa@gmail.com.

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Publicado
31-10-2024
Como Citar
COSTA, D. F. A intertextualidade em literaturas infantis como processo de autorrepresentação surda. Scripta, v. 28, n. 62, p. 134-160, 31 out. 2024.