Reflexões sobre a linguagem do ambiente chat no teletandem sob a perspectiva da natureza heterogênea da escrita
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir as características da linguagem mediada pelo computador em um ambiente de ensino e aprendizagem de língua estrangeira viabilizado pelo uso de recursos de comunicação síncrona na modalidade escrita – chat. O presente estudo se fundamenta em (i) princípios teóricos sobre o uso de tecnologias e o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras no escopo do Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (TELLES, 2005); (ii) estudos sobre as características da linguagem em interações via chat; (iii) diferentes perspectivas teóricas a respeito das relações entre o oral e o escrito, enfatizando a perspectiva da heterogeneidade constitutiva da escrita (CORRÊA, 1997, 1998, 2001); e (iv) em alguns conceitos pertinentes à área da Fonologia Prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986). Toma‑se como material de análise a produção escrita de uma universitária brasileira (formanda em Licenciatura em Letras) que interage com um universitário estadunidense (cursando Estudos Religiosos) via Windows Live Messenger. Os dados foram coletados em um período de 5 meses, durante os quais os participantes interagiram via chat, totalizando 12 interações em inglês e em português. Na análise, enfocam-se as interações em língua portuguesa, particularmente a fragmentação das mensagens, o uso (ou não) de sinais de pontuação e de abreviaturas na produção da participante brasileira, a fim de se discutirem as representações que ela constrói sobre a (sua) escrita, sobre seu interlocutor, sobre si mesma e sobre o processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira.
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