A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente

  • Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
  • Camila Maria Marques Peixoto
Palavras-chave: Formação de professores, Agir humano, Tipos de discurso, Figuras de ação, Leitura.

Resumo

Investigamos as representações do papel do professor, expressas em seu dizer, em um dos encontros de formação de educadores, desenvolvido pelo grupo GEPLA, no ProJovem Urbano em Fortaleza. Utilizamos categorias de análise do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006), privilegiando, principalmente, as figuras da ação (BULEA, 2010) e os tipos de discurso. Essas figuras, mobilizadas pelos professores, dão forma ao trabalho de ressignificação do seu papel e têm estreita relação com os tipos de discurso. Atentamos para a formação linguística das categorias, procedimento essencial para posteriores interpretações. Constatamos a predominância da ação definição e do discurso teórico-interativo.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Organização de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio; tradução de Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio et al., Campinas, SP: Mercado de Letras. 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução de Anna Rachel Machado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

BULEA, Ecaterina. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Tradução de Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin e Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

CICUREL, Francine. Lecture interative en langue étrangère. Paris: Hachette, 1991.

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Contrato de comunicação e concepções de leitura na prática pedagógica de língua portuguesa. Tese (Doutorado) – Universidade do Rio Grande do Norte, Natal, 2001.

PEIXOTO, Camila Maria Marques. Análise da proposta de planejamento de aulas de leitura do material didático do ProJovem. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; BRITO, Mariza Angélica Paiva (Org.). Teses e dissertações grupo Protexto. Fortaleza: UFC, 2007.

Publicado
18-07-2011
Como Citar
Vera Lúcia Fraga Leurquin, E., & Maria Marques Peixoto, C. (2011). A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta, 15(28), 83-102. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4311
Seção
Dossiê: Linguagem e discurso em práticas formativas e profissionais