As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa

  • Pollyanne Bicalho Ribeiro
Palavras-chave: Representações sociais, Identidade do professor de LP, Prática formativa.

Resumo

Propomos, neste artigo, uma discussão acerca da reconstituição identitária do professor de LP, visando analisar representações sobre o grupo professor e o trabalho que lhe é atribuído, bem como as consequências dessas representações para o processo de ensino/aprendizagem. A partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), conjugados com a Teoria das Representações Sociais (TRS), discutiremos os efeitos dessas representações para a (re)formulação do agir do professor de LP em sala de aula sob a avaliação do estagiário/futuro professor. O corpus é constituído de excertos retirados de relatórios produzidos por estagiários ao observarem aulas de professores da rede privada e pública do município de Fortaleza.

 

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Publicado
18-07-2011
Como Citar
BICALHO RIBEIRO, P. As representações como processo de significação do (futuro) professor de Língua Portuguesa. Scripta, v. 15, n. 28, p. 225-244, 18 jul. 2011.
Seção
Dossiê: Linguagem e discurso em práticas formativas e profissionais