A hipercorreção na escrita formal: dilemas do revisor de textos

  • Eliane Mourão
Palavras-chave: Critérios de revisão, Hipercorreção, Revisão de textos.

Resumo

Propõe-se discutir, neste trabalho, a atitude do revisor de textos em relação ao uso, em textos escritos, de duas formas linguísticas concorrentes: uma reconhecidamente pertencente à norma culta e outra mais recente, que decorre de hipercorreção. Examina-se o emprego de três pares de formas concorrentes: “dentre”/“entre”; “o mesmo” (ou formas flexionadas)/“esse” ou “este”; “tratar-se de”/“ser”. Busca-se verificar o que a bibliografia de consulta tradicional diz a respeito dos elementos que compõem esses pares, bem como elucidar as razões linguísticas que regem cada caso de hipercorreção. Para finalizar, apresentam-se alguns critérios de que o revisor pode se utilizar para decidir sobre o emprego de expressões decorrentes de hipercorreção.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALKMIM, Tânia Maria. Sociolingüística: parte I. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 21-47. v. 1.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário de dificuldades da língua portuguesa. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FREITAS, Marcus Vinicius de. Geologia do Brasil: o sertão épico de Euclides da Cunha. In: CASTRO, Marcílio França (Coord.). Ficções do Brasil: conferências sobre literatura e identidade nacional. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais, 2006. p. 67-100.

KURY, Adriano da Gama. Novas lições de análise sintática. 5. ed. São Paulo: Átioca, 1991.

NEVES, Maria Helena de Moura. Guia de uso do português: confrontando regras e usos. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática: teoria e prática. 18. ed. rev. e atual. São Paulo: Atual, 1994.

SANTOS, Luis Alberto Brandão. Um olho de vidro: a narrativa de Sérgio Sant’Anna. Belo Horizonte: UFMG/ FALE, 2000.

Publicado
27-07-2010
Como Citar
Mourão, E. (2010). A hipercorreção na escrita formal: dilemas do revisor de textos. Scripta, 14(26), 163-178. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4358
Seção
Dossiê: Revisão de textos