Educação a distância: como revisar os materiais didáticos
Resumo
A produção de materiais destinados à Educação a Distância (ou EaD) vem sendo alvo de atenção por diferentes instituições de ensino. Um dos aspectos implicados nessa produção é o processo de revisão de materiais que envolve tanto aspectos didáticos quanto linguísticos. Ao privilegiar uma concepção dialógica de linguagem na revisão dos materiais para a EaD, a equipe responsável por essa atividade contribui para que os autores dessas produções reavaliem seus materiais na direção da contextualização e da interação, o que pode aumentar as chances de aprendizagem do aluno que se inclui nessa modalidade de ensino.
Downloads
Referências
ALVES, João Roberto Moreira. A história da EAD no Brasil. In LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Marcos. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED), 2009.
FERREIRA, Aurélio B. de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1986. p. 1506.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. p. 10 -11.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Exercícios de compreensão ou de copiação nos manuais de ensino de língua? Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1039/941>. Acesso em: 19 jul. 2011.
MORAN, José Manuel. O que é a educação a distância. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em: 20 jul. 2011.
SOLETIC, Angeles. A produção de materiais escritos nos programas de educação a distância: problemas e desafios. In: LITWIN, Edith. Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 84.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".