Reflexões acerca das práticas de tradução e revisão de textos e de parâmetros para a formação de tradutores e revisores

  • Rivânia Maria Trotta Sant’Ana
  • José Luiz Vila Real Gonçalves
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa, Revisão de textos, Tradução, Formação de revisores, Tradutores.

Resumo

Nosso propósito neste artigo é fazer algumas reflexões sobre as atividades de tradução e revisão de textos e também sobre parâmetros para a formação de tradutores e revisores, levando em conta a necessária interlocução entre esses profissionais. Nesse sentido, mencionamos uma experiência de ensino desenvolvida a partir da implantação do Laboratório de Tradução e Revisão de Textos do Curso de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Rubem. Sobre gramáticos e revisores. Portal aprendiz. Disponível em: <http://aprendiz.uol.com.br> . Acesso em: 15 mai. 2011.

ANDERSON, Flávia Carneiro. A (não) relação entre tradutores e copidesques no processo de edição de obra estrangeira. Tradução em Revista, Rio de Janeiro, n. 2, p.37-67, 2005.

ARROJO, Rosemary. Tradução, desconstrução e psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

ARROJO, Rosemary. O signo desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino. Campinas: Pontes, 1992.

BAGNO, Marcos. Deixem eu ser brasileiro!. Caros Amigos, São Paulo, n. 143,p. 14, fev. 2009.

BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor. Humboldt. Trad.: Fernando Camacho.

MUNIQUE, F. Bruckmann, n. 40, p. 38-45, 1979.

GONÇALVES, José Luiz Vila Real; MACHADO, Ingrid Trioni Nunes. Um panorama do ensino de tradução e a busca da competência do tradutor. Cadernos de Tradução da UFSC, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 45-69, 2006.

NESTROVSKI, Arthur. Edição como interpretação. In: NESTROVSKI, Arthur. Ironias da modernidade. São Paulo: Ática, 1996. Cap. 5, p. 95-99.

SANT’ANA, Rivânia M. T.; SOUZA, Mônica S. O ensino de Língua Portuguesa para o 3º grau: relato da experiência “Oficina de Produção de Textos”. In: DELL’ISOLA, R. L. P.; MENDES, E. A. de M. (Org). Reflexões sobre a língua portuguesa: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1997. p. 131-139.

Publicado
27-07-2010
Como Citar
Maria Trotta Sant’Ana, R., & Luiz Vila Real Gonçalves, J. (2010). Reflexões acerca das práticas de tradução e revisão de textos e de parâmetros para a formação de tradutores e revisores. Scripta, 14(26), 225-234. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4362
Seção
Dossiê: Revisão de textos