Entre a orelha, a língua e a mão: a origem africana para o leitor infantil e juvenil
Resumo
O artigo propõe uma reflexão acerca do tema raça, cor e etnia na literatura produzida no Brasil e na África de língua portuguesa direcionada para o circuito editorial voltado para o leitor infanto-juvenil.
Downloads
Referências
CHATELAIN, Héli. Contos populares de Angola. Tradução de Maria Garcia da Silva. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1964.
CHERUBINI, E. Pinocchio na África. Ilustrações de Charles Copeland. 3. ed. São Paulo: Livraria Liberdade, 1929.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil e juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Summus editorial, 1985.
HERGÉ. As aventuras de Tintim: Tintim na África. Rio de Janeiro: Record, 1970.
LA VAUX, Henri; GALOPIN, Arnald. A volta ao mundo por dois garotos. Rio de Janeiro: Flores e Manos, 1938.
VERNE, Júlio. Cinco semanas em um balão: viagem de descoberta da África por três ingleses. Tradução de Francisco Augusto Correia Barata. Lisboa: Bertrand, 1982.
VINCKE, E. Geographes et hommes d´ailleurs: analyse critique de manuels scolaires. Bruxelles: Centre bruxellois de recherche et de documentation pédagogiques, 1985.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".