Safando a Mistida: deslizamentos entre trilogia, romance e palavra
Resumo
Este artigo propõe uma leitura de Mistida, romance do autor guineense Abdulai Silá, baseada em algumas estratégias narrativas por ele empregadas. Uma dessas estratégias é a intertextualidade com os romances anteriores – A última tragédia e A eterna paixão – aspecto que dá a Mistida papel estruturador no arranjo arquitetônico da trilogia de mesmo nome. Outra estratégia é aquela que Guatarri e Deleuze definiram como típica de uma literatura menor, a de desterritorializar uma língua maior, neste caso uma língua européia – a portuguesa –, oficial mas de pouca circulação entre a população em geral, e reterritorializá-la a partir das referências de outras culturas locais, sinalizando que algo sempre fica de fora do sistema dito maior. Para compreender essa estratégia, detive-me principalmente na palavra mistida, que nomeia a trilogia e o romance, palavra de uso comum – safar a mistida –, que, como um riff, uma frase melódica, tema ainda por ser resolvido, repete-se e nos desafia a decifrá-la.
Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BHABHA, Homi K. DissemiNação. o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: BHABHA, Homi K O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
FORSTER, Edward Morgan. Aspectos do romance. Tradução de Sérgio Alcides. 4. ed. São Paulo: Globo, 2005.
GANHO, Ana Sofia; McGOVERN, Timothy. Using portuguese: a guide to contemporary usage. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
GUSMÃO, Manuel. Da literatura enquanto construção histórica. In: BUESCU, Helena; DUARTE, João Ferreira (Org). Floresta encantada: Novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001.
HAMILTON, Russel. A literatura dos PALOP e a teoria pós-colonial. 1999. Via Atlântica, n. 3, dez. 1999. Disponível em: <http://www.casadasafricas.org.br/site/
img/upload/665414.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2008.
MORETTI, Franco. Atlas do romance europeu 1800-1900. São Paulo: Boitempo, 2003.
RENAN, Ernest. What is a nation? In: BHABHA, Homi K. (Ed). Nation and narration. London and New York: Routledge, 1995.
SÁ, Márcio Cícero de. Da literatura fantástica (teorias e contos). 2003. 141f. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23102003-190256/publico/TeseMarcioSa.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2008.
SILÁ, Abdulai. Mistida. Bissau: Kusimon, 1997.
SILÁ, Abdulai. Mistida (triologia). Praia-Mindelo: Centro Cultural Português, 2002. Colecção Ficção
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".