Projetos dentro de projetos: ensino-aprendizagem da escrita na formação de professores de nível universitário e de outros agentes de letramento

  • Angela B. Kleiman
Palavras-chave: Práticas de letramento, Formação do professor, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um Projeto Temático Fapesp sobre letramento do professor, intitulado Formação do Professor: atividades de retextualização e práticas de letramento, que teve uma parte desenvolvida no âmbito do Convênio Bilateral Capes-Cofecub Ensino-aprendizagem da escrita na formação de profissionais de nível universitário, objeto deste volume. Apresentamos, da parte em que havia coincidência de objetivos e interesses de pesquisa nos dois projetos, tanto o contexto da pesquisa quanto as premissas básicas que orientaram as escolhas metodológicas e analíticas, e discutimos, ainda, as implicações da pesquisa para a área de formação do professor.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCHER, M. S. Being human: the problem of agency. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

ASSIS, J. A.; MATA, M. A. A escrita de resumos na formação inicial do professor de língua portuguesa: movimentos de aprendizagem no espaço da sala de aula. In: KLEIMAN, A. B.; MATENCIO, M. de L. M. (Org.) Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas: Mercado de Letras, 2005, p. 181-202.

BUNZEN, C. Dinâmicas discursivas na aula de português: usos do livro didático e projetos didáticos autorais. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.

CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

CHARTIER, A. M.; HÉBRARD, J. Discursos sobre a leitura: 1880-1980. São Paulo: Ática, 1995.

CUNHA, R. C. Jornal escolar: raio de ações, rede de significações. Anais do SETA. Campinas, v. 3, 2009. p. 848-857.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994.

HEATH, S. B. Ways with words. Language, life and work in communities and classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

KLEIMAN, A B. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, M.; BOCH, F. (Org.) Ensino de língua: letramento e representações. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

KLEIMAN, A. B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, 2008. p. 409-424.

KLEIMAN, A. B.; MARTINS, Maria Silvia Cintra. Formação de professores: a contribuição das instâncias administrativas na conservação e na transformação de práticas docentes. In: KLEIMAN, Angela B.; CAVALCANTI, Marilda C. (Org.) Linguística aplicada: suas faces e interfaces. Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 273-298.

KLEIMAN, A. B.; SILVA, S. B. Letramento no local de trabalho: o professor e seus conhecimentos. In: OLIVEIRA, M. S.; KLEIMAN, A. B. (Org.) Letramentos múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal: EDUFRN, 2008. p.12-30.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

MARTINS, M. S. C. Linguagem e papeis sociais na infância. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

MATENCIO, M. L. M. A leitura na formação e atuação do professor da educação básica. In: MARI, Hugo et al. (Org.) Ensaios sobre a leitura. Belo Horizonte: CIPEL/PUC Minas, 2005.

MATENCIO, M. L. M. Letramento na formação do professor – integração a práticas discursivas acadêmicas e construção da identidade profissional. In: CORREA, M. L. G.; BOCH, F. (Org.) Ensino de língua: letramento e representações. Campinas: Mercado de Letras, 2006b.

MATENCIO, M. L. M. Práticas discursivas, gêneros do discurso e textualização. Revista Estudos Linguísticos. São Carlos, v. 35, p. 138-145, 2006a.

OLIVEIRA, E. M. T. Construção identitária profissional no ensino superior: prática diarista e a formação do professor. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Campinas.

PINTO, A. L. G. Fragmentos de historias de lectura y escritura de profesorasalfabetizadoras en la ciudad de Campinas, São Paulo, Brasil, en la contemporaneidad del Siglo XX. In: DE LA PEÑA, M. V. G. (Org.) Mujer y cultura escrita: del mito al

siglo XXI. Astúrias: Gijón, v. 1, 2005. p. 251-266.

PINTO, A. L. G.; GOMES, G. G.; SILVA, L. C. B. Percursos de letramento dos professores: narrativas em foco. In: KLEIMAN, A. B.; MATENCIO, M. L. M. (Org.) Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas: Mercado de Letras, 2005. p. 65-92.

PINTO, A. L. G.; SILVA, L. C. B.; GOMES, G. G. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

SANTOS, C. B. Ensinar não é empurrar o conteúdo de goela abaixo: a construção da definição de pedagogia progressista pelo alfabetizador em formação. Trabalhos em Linguística Aplicada. n. 45, 2006. p. 135-145.

SANTOS, C. Um assunto puxa o outro: a representação da coerência textual na formação do alfabetizador. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Campinas.

SILVA, J. Q. G.; MATENCIO, M. L. M. Movimentos do sujeito na produção de sentidos: subjetivação e objetivação. Revista Scripta, v. 8, n. 16, 2. sem. 2005. p. 71-78.

SILVA, J. Q. G.; MATENCIO, M. L. M. Referência pessoal e jogo interlocutivo: efeitos identitários. In: KLEIMAN, A. B.; MATENCIO, M. de L. M. (Org.) Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas: Mercado de Letras, 2005b. p. 245-266.

SILVA, J. Q. G.; MATENCIO, M. L. M. Textualização e produção de sentidos: movimentos do sujeito. In: Revista Scripta, n. 15. Belo Horizonte: PUC Minas, 2004.

SILVA, S. B. B. A retextualização de conceitos linguísticos nos PCN. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 45, n. 2, 2006.

SITO, L. A emergência de um agente político e o uso da escrita: um estudo sobre práticas de letramento num contexto de titulação quilombola. Disponível em:

www.mda.gov. br/aegre/index.php?sccid=622&ctuid=21641>. Acesso em: 2008.

SITO, L.; DE GRANDE, P. B. Letramento do professor: investigaciones desde una perspectiva sociocultural de la literacidad. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE LA CÁTEDRA UNESCO, 5, 2009, Caracas. Mejoramiento de la calidad y equidad de la educación en América Latina con base en la lectura y la escritura. Caracas: Unesco, 2009.

SOARES, M. B. Sobre os PCN de língua portuguesa: algumas anotações. In: MARCUSCHI, E.; SOARES, E. A. L. (Org.) Avaliação educacional e currículo: inclusão e pluralidade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1997.

SOUZA, A. L. S. Letramentos de reexistência: culturas e identidades no movimento hip-hop. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

TINOCO, G. M. A. de M. Projetos de letramento: ação e formação de professores de língua materna. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.

VALSECHI, M. C. Desenredando os fios da teia: análise de um curso de formação continuada no contexto do programa teia do saber. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, 2009.

VIANNA, C. A. D. A formação continuada de professores e a educação à distância: novas possibilidades. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas.

VOLOSHINOV, V. N.; BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

VÓVIO, C. L. Entre discursos: representações, práticas e identidades leitoras de alfabetizadores de pessoas jovens e adultas. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.

Publicado
27-07-2009
Como Citar
B. KLEIMAN, A. Projetos dentro de projetos: ensino-aprendizagem da escrita na formação de professores de nível universitário e de outros agentes de letramento. Scripta, v. 13, n. 24, p. 17-30, 27 jul. 2009.
Seção
Dossiê: Ensino-aprendizagem da escrita na formação de profissionais de nível universitário