As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores
Resumo
Neste texto, caracterizamos as instâncias enunciativas “negociação” e “diálogo”, marcando suas diferenças na atividade significante dos interlocutores. Ainda que estas instâncias convivam, paradoxalmente, lado a lado em situações reais de fala, as separamos aqui por uma questão de clareza e método, para, então, analisá-las em interações durante reuniões de formação em serviço entre professores e formadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte – RME-BH que vivenciam o Programa Político Pedagógico Escola Plural. Entendendo como “ inclusão” as medidas que visam garantir educação a “todos” os cidadãos a quem o direito à escola foi historicamente denegado, recortamos, dessas reuniões, os segmentos que giram em torno de discussões relacionadas à inclusão social na escola.
Downloads
Referências
BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Construindo uma referência curricular para a Escola Plural: uma reflexão preliminar. Belo Horizonte: PBH / SMED, 1995–1996.
DAVIDSON, Donald. Essays on actions and events. Oxford: Clarendon Press, 1980.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1963.
JACQUES, Francis. La mise un communauté de l’énonciaton. Langages, Paris, n.70, 1983. p.47-71.
JACQUES, Francis. L’Espace Logique de l’interlocution. Paris: P.U.F.,
JACQUES, Francis. Trois stratégies interactionnelles: conversation, negotiation, dialogue. In: JACQUES, Francis. Echanges sur la conversation. Paris: Centre Régional Publication de Lyon, 1988. p. 45-68.
JACQUES, Francis. Les conditions dialogiques de la compréhension ou le paradoxe de Narcisse. In: PARRET, Herman; BOUVERESSE, Jacques. Meaning and understanding. Berlin: Walter de Gruyter, 1981. p. 353-388.
JACQUES, Francis. Consensus et conflit: une réévaluation. In: PARRET, Herman. La communauté en paroles: communication, consensus, ruptures. Liége: Mardaga, 1991.
MARI, H. Consenso/dissenso: entre o enunciado e a enunciação. Scripta, Belo Horizonte, v.4, n.7, p. 141-157, 2000.
OLIVEIRA, M.G. O professor e a pólis: antigas crenças, velhos conceitos, novas conceptualizações. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 15, 2006. Disponível em:<http://www.pucsp.br/pos/lael/intercambio/pdf/
oliveira_m.pdf>.
PARRET, Herman & Bouveresse. Meaning and understanding. Berlin: Walter de Gruyter, 1981.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".