Processos interacionais discente/docente em espaço virtual de aprendizagem: análise com base na teoria da relevância

  • Fábio José Rauen
Palavras-chave: Teoria da relevância, Trocas comunicativas, Processos interacionais, Ensino a distância, Espaço virtual de aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a pertinência descritiva e explanatória da teoria da relevância para a análise empírica de interações comunicativas, destacando seus conceitos e suas ferramentas metodológicas. Para tanto, analisa-se em profundidade um exemplar de interação discente/docente no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul. Nessa interação, como a estudante não conseguiu enviar o arquivo para a avaliação a distância 2, ela pergunta como fazê-lo. A análise aponta que a demanda da estudante foi atendida pela docente apenas em nível de implicatura, uma vez que as formas proposicionais de sua resposta fornecem justificativa para o problema, dilatam o prazo para a entrega do arquivo e sugerem que a estudante confira essas informações na ferramenta mural. Para obter a resposta relevante, a estudante precisa fornecer a premissa implicada de que o sistema está operacional e a conclusão implicada de que o arquivo deve ser enviado na ferramenta avaliação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLAKEMORE, Diane. Understanding utterances: an introduction to

pragmatics. Oxford: Blackwell, 2003.

CORRÊA, Caroline. Análise de processos interacionais no espaço virtual de aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da teoria da relevância. Tubarão, 2009.

FODOR, J. A. The modularity of mind. Cambridge, Mass: MIT Press,

RAUEN, Fábio José. Sobre relevância e irrelevâncias. In: COSTA, Jorge Campos da; RAUEN, Fábio José (Org.) Tópicos em teoria da relevância. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 26-56.

SILVEIRA, Jane Rita Caetano da, FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes. Pragmática e cognição: a textualidade pela relevância. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevância: comunicação e cognição. Lisboa: Fundação Galouste Gulbenkian, 2001.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: communication and cognition. 2 ed. Oxford: Blackwell, 1995.

WILSON, Deirdre. Pragmatic theory. London: UCL Linguistics Dept,

Disponível em: <http://www.phon.ucl.ac.uk/home/nick/pragtheory/>. Acesso em: 15 mar 2005.

Publicado
31-07-2008
Como Citar
José Rauen, F. (2008). Processos interacionais discente/docente em espaço virtual de aprendizagem: análise com base na teoria da relevância. Scripta, 12(22), 195-222. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4440
Seção
Dossiê: Interfaces entre Pragmática e Análise do Discurso