Cantaria em louvação ao dia do Barroco Mineiro e homenagem ao poeta e ensaísta Affonso Ávila
Resumo
É com profunda comoção que, em nome de minha família, agradeço a prestigiosa homenagem concedida pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas e pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais ao reconhecido e saudoso poeta e ensaísta do Barroco Mineiro, Affonso Ávila. O convite para a participação neste debate acadêmico, feito ao próprio homenageado pela Prof. Dra. Melânia da Silva Aguiar, foi recebido por ele com enorme entusiasmo, mas quis o destino que ele se fosse antes da data prevista. Como historiadora da arte e cultura estou presente apenas para contemplar alguns aspectos de sua obra, especialmente no que se refere aos estudos de Barroco, mas não posso substituir o depoimento do ensaísta que seria, com certeza, bem mais interessante.Downloads
Referências
ÁVILA, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco. São Paulo: Perspectiva, 1980.
ÁVILA, Afonso. (Org.) Resíduos seiscentistas em Minas: textos do século do ouro e as projeções do mundo barroco. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 1999.
ÁVILA, Affonso. Iniciação ao barroco mineiro. São Paulo: Nobel, 1984.
ÁVILA, Affonso. Barroco mineiro: glossário de arquitetura e ornamentação. Belo Horizonte. Mineiriana, 1996.
ÁVILA, Affonso. Circularidade da ilusão. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004. Barroco. nº1, Belo Horizonte, 1969.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".