O elefante luminescente no cubo branco – algumas considerações sobre videoarte e arte contemporânea a partir da leitura da obra de Douglas Gordon

  • Anton Miguez Universidade Presbiteriana Mackenzie e Faculdade Cásper Líbero – São Paulo.
Palavras-chave: Arte contemporânea, Videoarte, Douglas Gordon.

Resumo

O mal-estar e os questionamentos de Ferreira Gullar, publicados na Folha de S. Paulo por conta da abertura da 29ª Bienal Internacional de São Paulo, em 2010, põem em discussão algumas questões da arte contemporânea: o que é arte contemporânea? Qual é seu espaço? Quais são suas materialidades? Que experiências estéticas produz? Não se trata aqui de buscar respostas a essas questões, inclusive pela própria dificuldade em se discutir e conceituar a arte contemporânea. Trata-se, mais que nada, de trazer para debate algumas reflexões, motivadas neste texto pela pretensa análise da obra de Douglas Gordon exposta na Bienal. A proposta de nossa fala é trazer essas questões para debate; promover uma discussão na qual confluam as várias "vozes" que trazemos de nossas leituras, nossas próprias dúvidas e inquietudes. Ou, na pior das hipóteses, promover uma discussão que não nos leve a outro lugar que não seja o de espectadores diante de setenta telas de televisores presentes na instalação de Douglas Gordon, protegida pelo "cubo branco".

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO, Rodrigo. Comisariado y media art. Disponível em: <http://www.roalonso.net>. Acesso em: 10 out. 2010.

BIESENBACH, Klaus. Catálogo da exposição Timeline/Líneas de tiempo, de Douglas Gordon, do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, sob a curadoria de Klaus Biesenbach, em agosto/dezembro de 2007.

DUBOIS, Philippe. Conferência de abertura do 10º Encontro do Socine em Ouro Preto. Disponível em: <http://www.revisacinetica.com.br>. Acesso em: 10 out. 2010.

GULLAR, Ferreira. A pouca realidade. In.: Folha de S. Paulo. 2010. Disponível em: <http://www.bresserpereira.org.br/Terceiros/2010/10.03.A%20pouca%20realidade.pdf>. Acesso em: 10 out. 2010.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 3ª ed., 2010.

MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

MELLO, Marcus. Um estrangeiro em Ouro Preto. Disponível em: <http://www.revistacinetica.com.br>. Acesso em: 18/10/2010.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 3ª ed., 2008.

Publicado
07-12-2012
Como Citar
MIGUEZ, A. O elefante luminescente no cubo branco – algumas considerações sobre videoarte e arte contemporânea a partir da leitura da obra de Douglas Gordon. Scripta, v. 16, n. 31, p. 173-184, 7 dez. 2012.
Seção
Dossiê: Estética