Balões entre fogueiras e bondes: itinerário de um grande poeta menor
Resumo
O presente texto pretende analisar como as viagens ultrapassam tempo e espaço, tradição e modernidade, no fazer poético de Manuel Bandeira, retomando, de forma singela, as representações do imaginário social, as relações imagéticas que atuam na memória afetivo social da cultura na qual o poeta está inserido. Pretende-se, ainda, desvelar que a obra de Bandeira assegura o contato com um cotidiano e com uma memória coletiva, ambos se posicionando como depositários das reminiscências ao longo das vivências. Propõe-se evidenciar, com a ajuda das reflexões de Bronislaw Baczko, que, na obra de Bandeira, tais elementos, incorporam visões de mundo e modelam condutas e estilos de vida, ao mesmo tempo registrando os movimentos de preservação da ordem vigente e de anúncio de mudanças.Downloads
Referências
ARRIGUCCI JR, David. A beleza humilde e áspera. In: BANDEIRA, Manuel. Libertinagem – Estrela da manhã. Edição Crítica. Coordenação de Giulia Lanciani. São Paulo: ALLCA; Scipione, 1998, p. 185-235.
BANDEIRA, Manuel. Itinerário de pasárgada. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
BANDEIRA, Manuel. In: República das Letras. Rio de Janeiro: Gráfica Olímpica, 1968, p.58. Entrevista concedida a Homero Senna.
BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. 4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988. 205 p.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo; Martins Fontes, 1989. 242 p.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Martins Fontes, 1990, 256p.
CAMPOS, Haroldo de. Bandeira o deconstelizador. In: BANDEIRA, Manuel. Libertinagem – Estrela da manhã. Edição Crítica. Coordenação de Giulia Lanciani. São Paulo: ALLCA; Scipione, 1998, p. 653-658.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica, São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1988. 114p.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
MOURA, Murilo Marcondes de Moura. Manuel Bandeira. São Paulo: Publifolha, 2001.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, pp. 07-28, dezembro de 1993.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos históricos. Rio de Janeiro, vol.2, nº 3, 1989.
ROSEBAUM, Yudith. A infância revisitada. In: Manuel Bandeira: uma poesia da ausência. 2ed. São Paulo: Edusp, 2002.
ROUSSO, Henry. A memória não é mais o que era. IN: FERREIRA, Marieta de Moraes & AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. RJ: FGV, 2002, p. 95.
SENNA, Jorge de. Da poesia maior e menor a propósito de Manuel Bandeira. In: BANDEIRA, Manuel. Libertinagem – Estrela da manhã. Edição Crítica. Coordenação de Giulia Lanciani. São Paulo: ALLCA; Scipione, 1998, p. 635-642.
SILVA, Maximiniano de Carvalho. Manuel Bandeira: lembranças e impressões. In: Homenagem a Manuel Bandeira, 1986-1988. Niterói: UFF/Presença, 1989.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".