Poesia, jogo e simulacro em Affonso Ávila
Resumo
O artigo analisa os livros Barrocolagens, Cantigas do falso Alfonso El Sábio e A écloga da maçã, de Affonso Ávila, procurando explorar a forte propensão para o jogo que a escrita do poeta apresenta. Mostra ainda como essa escrita abre-se numa dimensão crítica, a qual nos obriga a oscilar entre o pensamento e a imaginação de seus poemas. Tal procedimento estético permite afirmar que alguns de seus livros contêm uma poética que se firma pelo simulacro como condição para o jogo.
Downloads
Referências
ÁVILA, A. Código de Minas & Poesia anterior. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1969.
ÁVILA, A. O visto e o imaginado. São Paulo: EDUSP, 1990.
ÁVILA, A. Cantigas do falso Alfonso el Sábio. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2006.
ÁVILA, A. Égloga da maçã. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2012.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Trad. M. J. C. Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.
CEIA, Carlos, s.v. Eclóga (ou Égloga). E-Dicionário de Termos Literários. Coordenação de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9. Disponível em: <http://www.edtl.com.pt:>. Acesso em: 24 out. 2012.
ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: COSTA LIMA, Luiz (Coord. e trad.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 105-118.
RODRIGUES, Marina M. Ausência e dor: lamentos de um pastor namorado. In: O Marrare: Revista da Pós-Graduação em Literatura Portuguesa. Rio de Janeiro: UERJ, n. 13, 2010. Disponível em: <http://www.omarrare.uerj.br/numero13/mariana.html>.
Acesso em: 25 out. 2012.
SILVA, Rogério Barbosa da. O lúcido jogo do revés: metalinguagem poética e crítica literária em Affonso Ávila. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 1997 (dissertação, mimeo). Poesia, jogo e simulacro em Affonso Ávila 213 SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 17, n. 33, p. 205-214, 2º sem.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".