Faces do intelectual Affonso Ávila
Resumo
O texto aborda duas fases de Affonso Ávila: a do pesquisador e a do poeta, procurando mostrar como ambas se cruzam e se articulam. Considera fundamental observar que as pesquisas de Ávila sobre o barroco, bem como sua produção poética em concomitância, se confluíram e se conjugaram, ou seja, a pesquisa invadiu a poética. Considera o legado da poesia e da pesquisa de Affonso Ávila como as duas faces da moeda do ouro intelectual das Gerais.
Downloads
Referências
AGUIAR, Melânia Silva de. Fortuna crítica de Affonso Ávila. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Arquivo Público Mineiro, 2006.
MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".