Affonso Ávila e a revista Tendência
Resumo
Este artigo examina a trajetória poética de Affonso Ávila durante o tempo em que foi editor, ensaísta e poeta da revista Tendência entre os anos de 1957 e 1962. Nos quatro números deste periódico, Ávila publicou poemas que caracterizam muito bem as mudanças ocorridas na sua obra literária naquele período. Eles revelam as suas afinidades literárias, além de sua vinculação às ideias de vanguarda e de descolonização do Brasil.
Downloads
Referências
ÁVILA, Affonso. “Carta do solo”. In. Revista Tendência. Belo Horizonte. n.4, 1961.
ÁVILA, Affonso. Código de Minas e Poesia anterior. Rio de Janeiro: Civiliza- ção Brasileira, 1969.
ÁVILA, Affonso. O poeta e a consciência crítica: uma linha de tradição, uma atitude de vanguarda. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Summus, 1978.
PAGANINI, Nilze. Revista Tendência: à procura de uma tradição, à procura do novo. 2008. 254 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Letras, Belo Horizonte.
TENDÊNCIA. Belo Horizonte, n.1, ago 1957.
TENDÊNCIA. Belo Horizonte, n.2, jul. 1958.
TENDÊNCIA. Belo Horizonte, n.3, 1960.
TENDÊNCIA. Belo Horizonte, n.4, 1962.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".