Sinestesia e metáforas
Resumo
O objetivo do texto é discutir e avaliar, de modo específico, os processos de metáforas sinestésicas, avaliando as condições sensório-motoras que integram a sua construção. Inicialmente, relato, retomando autores da área, alguns posicionamentos sobre a questão da sinestesia como um fenômeno neurofisiológico e sua importância como uma atividade perceptiva multimodal. Na sequência, enfatizo as discussões que foram desenvolvidas por diversos autores (Ullmann; Williams; Werning, Fleischhauer e Beseoglu; Yu) sobre o alcance das metáforas sinestésicas. Além do mais, procuro contemplar o essencial de cada uma das abordagens, com ênfase especial sobre limites combinatórios sensoriais e a direcionalidade preferencial para certas combinações. Como esses estudos foram realizados a partir de corpora específicos ou de avaliação experimental, esses autores apontam restrições às combinações que, intuitivamente, parecem naturais numa dimensão interpretativa. Por último, aponto a necessidade de se restringirem os limites e as condições sob as quais o aparelho sensório-motor opera na integração de percepções advindas de sensores diferentes.
Downloads
Referências
BARON-COHEN, Simon; HARRISON, John E. Syneaesthesia: an introduction. In: Synaesthesia: classic and contemporary readings. Oxford: Blackwell Publishers, 1997. p. 3-16.
CACCIARI, Cristina. Why do we speak metaphorically? Reflections on the functions of metaphor in discourse and reasoning. In: Figurative language and thought. Oxford: Oxford University Press, 1998. p. 44-87.
CYTOWIC, Richard E. Synesthesia: A union of senses. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1989.
DAY, Sean. Some demographic and socio-cultural aspects of synesthesia. In: ROBERTSON, Lynn C.; SAGIV, Noam (Ed.). Synesthesia: Perspectives from cognitive neuroscience. Oxford: Oxford University Press, 2005. p. 11-33.
GUTTENPLAN, Samuel. Objects of metaphor. Oxford: Oxford University Press, 2005.
MAURER, Daphne. Neonatal synesthesia: implications for the processing of speech and faces. In: BOYSSONS-BARDIES, Benedicte de et al. (Ed.). Developmental neurocognition: speech and face processing in the first year of life. Dordrecht: Kluwer, 1993. p. 109-124.
MAURER, Daphne; MAURER, Charles. The world of the newborn. New York: Basic Books, 1988.
MAURER, D.; MONDLOCH, C.J. Neonatal synesthesia: a reevaluation. In: ROBERTSON,L. C., SAGIV, N. (Ed.) Synesthesia. Perspectives from cognitive neuroscience. Oxford; Oxford University Press, 2005, p. 193-213.
PETERSEN, W., FLEISCHHAUER, H.B., BÜCKER, P. A frame-based analysis of synaesthetic metaphors. In: The Baltic International Yearbook of Cognition, Logic and Communication. v. 3, A figure of speech. Kansas: Kansas State University, 2008, p. 1-22. Disponível em: <http://newprairiepress.org/biyclc/vol3/iss1/>.
RAMACHANDRAN, Vilayanur S.; HUBBARD, Edward M. Synaesthesia: A Window into Perception, Thought and Language. Journal of Consciousness Studies, v. 8, n. 12, p. 3-34, 2001.
REDDY, Michael J. The conduit metaphor. A Case of Frame Conflict in our Language about Language. In: ORTONY, Andrew. Metaphor and Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. p. 164-201.
SAGIV, Noam. Synesthesia in Perspective. In: ROBERTSON, Lynn C.; SAGIV, Noam (Ed.). Synesthesia: Perspectives from cognitive neuroscience. Oxford: Oxford University Press, 2005. p. 3-9.
ULLMANN, Stephen. Romanticism and Synaesthesia: a comparative study of sense transfer in Keats and Byron. In: PMLA, Princeton, 1945, p. 811-827.
WERNING, Markus; FLEISCHHAUER, Jens; BESEOGLU, Hakan. The cognitive sccessibility of synaesthetic Metaphors, 2010. p. 2.365-2.370. Disponível em: <http://www.ruhrunibochum.de/mam/phillang/content/cogsci2006b.pdf>.
WILLIAMS, Joseph M. Synaesthetic Adjectives: A Possible Law of Semantic Change. Language, v. 52, n. 2, p. 461-478, Jun. 1976.
YU, Ning. Synesthetic metaphor: A cognitive perspective. JLS, v. 32, p. 19-34, 2003.
ZEKI, Semir. The multiple visual areas of the cerebral cortex. In: ZEKI, Semir. A vision of the brain. Oxford: Blackwell, 1993. p. 87-93.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".