Ventos do Apocalipse: as representações da vida e da morte em imagens de violência e guerra
Resumo
O objetivo deste artigo é promover discussões e reflexões sobre como o romance Ventos do Apocalipse, da escritora Paulina Chiziane, se constrói como um testemunho dos traumas da guerra civil moçambicana, articulando as categorias vida e morte a partir de imagens de violência e guerra. Para tanto, usaremos discussões sobre a legitimação da violência na literatura, trauma, testemunho, história, narrador e realismo nas perspectivas de Jaime Ginzburg, que analisa o pensamento de Hegel e Adorno, Márcio Seligmann-Silva, Cathy Caruth, Walter Benjamin e Tânia Pellegrini. A nossa hipótese é que Ventos do Apocalipse se estrutura em um eixo dialógico e deslizante de duas categorias, vida e morte, em torno do qual são tecidas imagens de violência e guerra a partir de ações que constroem a diegese do romance e reforçam, concomitantemente, um comprometimento ético da escritora Chiziane com o testemunho do trauma da guerra civil vivido pelo povo moçambicano.
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Referências
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