A aquisição da linguagem por meio do processamento de informação das interfaces: sobre o processo de aquisição de passivas

Palavras-chave: Aquisição da linguagem, Interfaces fônica e semântica, Estruturas passivas, Categorias funcionais, Dependências descontínuas.

Resumo

Apresenta-se uma abordagem procedimental para a aquisição da linguagem, de natureza interdisciplinar, na qual se integram uma concepção minimalista língua e resultados de pesquisa psicolinguística voltada para o processamento da linguagem no desenvolvimento linguístico. Um procedimento de aquisição da sintaxe da língua materna é ilustrado com base em um estudo da aquisição de sentenças passivas. As evidências compatíveis com o modelo aqui sintetizadas incluem resultados de experimentos com crianças adquirindo o português, indicativos da percepção de padrões de dependência morfossintática descontínua em idade inferior a dois anos; da discriminação de auxiliares em passivas adjetivais e verbais; e do efeito de priming sintático em condições discursivas favoráveis ao uso de passivas aos 3 anos de idade. Remete-se ainda a resultados obtidos em uma avaliação do desempenho linguístico de crianças em idade escolar, sugestivos de problemas da/na linguagem ou de dificuldades na compreensão de passivas reversíveis a serem superadas tardiamente, possivelmente em função de desenvolvimentos externos ao domínio da língua.

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Biografia do Autor

Letícia Maria Sicuro Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Obteve PhD., com tese em Psicolingüística, na University of London (LSE), em 1986. Desde então é professora da PUC-Rio, atuando no Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem vinculado ao Dept. de Letras. Fundou e Coordena do LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisiçao da Linguagem), e o Grupo de Pesquisa Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL- CNPq). É membro do INCog (Instituto Interdisciplinar de Nurociências e Cognição - PUC-Rio).  Desenvolve um programa de pesquisa que integra teorias psicolinguística e linguística (na vertente minimalista) em três eixos: (i) relação processador-gramática; (ii) aquisição da linguagem como processamento de informação das interface (iii) a natureza do DEL (Déficit ou Distúrbio Específico da Linguagem), suas manifestações no português brasileiro e relação com problemas secundários de linguagem, numa vertente mais aplicada. 
João Claudio Lima Júnior, LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem, PUC-Rio).

Obteve título de Mestre e Doutor (Estudos da Linguagem) na PUC-Rio em 2012 e 2016, respectivamente. È membro do Grupo de Pesquisa do LAPAL. 

Área: Linguística. Psicolinguística. 

Marina R. A. Augusto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Área: Teoria Linguística, subárea: sintaxe/semântica, aquisição da linguagem.
Obteve grau de Doutor (Linguística), na UNICAMP em 2003. Atuou como recém-doutor FAPERJ, CNPq, no LAPAL, PUC-Rio de 2003 a 2006 e como prof. coloborador do Prorama de Pós-Graduação em Letras de 2007 a 2011. Membro do Grupo de Pesquisa do LAPAL. Profa. da UERJ desde 2006, Programa de Pós-Graduação em Letras.  É membro do Grupo de Pesquisa do LAPAL.

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Publicado
01-08-2016
Como Citar
CORRÊA, L. M. S.; LIMA JÚNIOR, J. C.; AUGUSTO, M. R. A. A aquisição da linguagem por meio do processamento de informação das interfaces: sobre o processo de aquisição de passivas. Scripta, v. 20, n. 38, p. 306-336, 1 ago. 2016.
Seção
Dossiê - Estudos gramaticais: um tema, várias perspectivas teóricas