A aquisição da linguagem por meio do processamento de informação das interfaces: sobre o processo de aquisição de passivas
Resumo
Apresenta-se uma abordagem procedimental para a aquisição da linguagem, de natureza interdisciplinar, na qual se integram uma concepção minimalista língua e resultados de pesquisa psicolinguística voltada para o processamento da linguagem no desenvolvimento linguístico. Um procedimento de aquisição da sintaxe da língua materna é ilustrado com base em um estudo da aquisição de sentenças passivas. As evidências compatíveis com o modelo aqui sintetizadas incluem resultados de experimentos com crianças adquirindo o português, indicativos da percepção de padrões de dependência morfossintática descontínua em idade inferior a dois anos; da discriminação de auxiliares em passivas adjetivais e verbais; e do efeito de priming sintático em condições discursivas favoráveis ao uso de passivas aos 3 anos de idade. Remete-se ainda a resultados obtidos em uma avaliação do desempenho linguístico de crianças em idade escolar, sugestivos de problemas da/na linguagem ou de dificuldades na compreensão de passivas reversíveis a serem superadas tardiamente, possivelmente em função de desenvolvimentos externos ao domínio da língua.Downloads
Referências
BENCINI, G.; VALIAN, V. Abstract sentence representations in 3-year-olds: Evidence from language production and comprehension. Journal of Memory and Language, 59, 2008, p. 97–113.
BEVER, T. G. The cognitive basis for linguistic structures. In: J.R. HAYES (ed.) Cognition and the Development of Language. New York: John Wiley & Sons, 1970.
BERWICK, R. The acquisition of syntactic knowledge. Cambridge, Mass. The MIT Press, 1985.
BLOOM, P. Language Acquisition. Cambridge, Mass.: MIT Press., 1993.
BOECKX, C. A minimalist view on the passive. University of Connecticut, Papers in Linguistics, Massachusetts Institute of Technology, 1998.
BORER, Hagit; WEXLER, Kenneth. The Maturation of Syntax. Parameter setting, ed. by Tom Roeper and Edwin Williams, 123-72. Dordrecht: Reidel, 1987.
BRANIGAN, H.; MCLEAN, J.; JONES, M. A Blue cat or a cat that is blue? Evidence for abstract syntax in young children’s noun phrases, in A. Brugos, M. Clark-Cotton & S. Ha, eds, The Proceedings of the Twenty-Ninth Boston University Conference on Language Development, Cascadilla Press, Somerville, MA, pp. 109–121, 2005.;
CHOMSKY, N. 1965. Aspects of the Theory of Syntax. Cambridge, MA: MIT Press,
CHOMSKY, N. 1981. Lectures on Government and Binding. Dordrecht: Foris,
CHOMSKY, N. 1995. The Minimalist Program. MIT Press, Cambridge, MA.
CHOMSKY, N. 2004 Beyond Explanatory Adequacy. In BELLETTI, Adriana. (ed.), Structures and Beyond: The Cartography of Syntactic Structures, 104-131. Oxford: OUP, 2004.
COLLINS, C. A smuggling approach to the passive in English. Syntax 8, 81-120, 2005.
CORRÊA, L. M. S. MABILIN Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas. In Relatório Técnico Projeto FAPERJ CNE 1999: Procedimentos diferenciados na aquisição do Português e um instrumental psicolinguístico para a avaliação de deficiências de linguagem em crianças, 2000.
CORRÊA, L. M. S. Explorando a relação entre língua e cognição na interface: o conceito de interpretabilidade e suas implicações para teorias do processamento e da aquisição da linguagem. Veredas (UFJF), Juiz de Fora, v. 6, p. 113-129, 2002.
CORRÊA, L. M. S. Possíveis diálogos entre Teoria Linguística e Psicolinguística: questões de processamento, aquisição e do Déficit Específico da Linguagem. In: N. MIRANDA; NAME, M.C.L. (Orgs.) Linguística e Cognição. Juiz de Fora: Editora da UFJF, p. 221-244, 2005.
CORRÊA, L. M. S. Conciliando processamento linguístico e teoria de língua no estudo da Aquisição da Linguagem. In: CORRÊA, L.M.S (Org.) Aquisição da Linguagem e Problemas do Desenvolvimento Linguístico. Editora da PUC-RIO/ Edições Loyola, p.21-78, 2006.
CORRÊA, L. M. S. O que, afinal, a criança adquire ao adquirir uma língua?A tarefa da aquisição da linguagem em três fases e o processamento de informação de interface pela criança. In Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 7-34, março, 2007.
CORRÊA, L. M. S. Bootstrapping language acquisition from a minimalist standpoint: On the identification of phi-features in Brazilian Portuguese. In: Pires, A. & Rothman, J. (Org.). Minimalist Inquiries into Child and Adult Language Acquisition: Case Studies across Portuguese. p. 35-621. Berlin: Mouton de Gruyter, 2009.
CORRÊA, L. M. S. O DEL à luz de hipóteses psico/linguísticas: Avaliação de habilidades linguísticas e implicações para uma possível intervenção em problemas de linguagem de natureza sintática. Veredas Online – Especial, 2012, 207-236
CORRÊA, L. M. S. Interface Information and Computational Cost: An Integrated Procedural Approach to Language Acquisition with Some Implications for SLI. In New Directions in the Acquisition of Romance Languages. COSTA, João; FIÉIS, Alexandra; FREITAS, Maria João; LOBO, Maria; SANTOS, Ana Lúcia. (Orgs.) Cambridge publishers, CA, 2014.
CORRÊA, L.M.S; AUGUSTO, M.R.A. 2007. Computação linguística no processamento on-line: soluções formais para a incorporação de uma derivação minimalista em modelos de processamento. Cadernos de Estudos Linguísticos 49:167–183.
CORRÊA, L.M.S; AUGUSTO, M.R.A. Possible loci of SLI from a both linguistic and psycholinguistic perspective. Lingua (Haarlem. Print), v. 121, p. 476-486. (2011a.)
CORRÊA, L.M.S; AUGUSTO, M.R.A. Custo de processamento e comprometimento da linguagem: movimento sintático na computação on-line e minimalidade relativizada em orações relativas e perguntas-QU. Anais do VII Congresso Internacional da ABRALIN. UFPr. 2011b.
CORRÊA, L.M.S; AUGUSTO, M.R.A. . DEL-Sintático e a Hipótese do Custo de Processamento: Orações relativas na identificação de problemas de linguagem e em. In: XVI Congreso Internacional de la ALFAL, 2011, Alcalá de Henares. Documentos para el XVI Congreso Internacional de ALFAL, 2011c.
CORRÊA, L.M.S; AUGUSTO, M.R.A. Manifestações do DEL (Déficit/Distúrbio Específico da Linguagem) no domínio da sintaxe à luz de um modelo integrado da computação on-line. Revista da Abralin, vol. XII (2), Jul/Dez de 2013.
CORRÊA, L.M.S.; AUGUSTO, M.R.A.; BAGETTI, T. Processing Cost in Sentence Comprehension as a Predictor of Language Impairment in Production: Syntactic Movement and Extended Relativized Minimality in a Model of On-line Computation. In: Stavroula Stavrakaki; Marina Lalioti; Polyxeni Konstantinopoulou. (Org.). Advances in Language Acquisition. 1ed.Newcastle-upon-Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2013, v. , p. 395-404.
CROMER, R. F. Developmental strategies in language. In: V. HAMILTON; M. D. VERNON (Eds.) The development of cognitive processes. London: Academic Press, 1976.
DE VILLIERS, J. G. & DE VILLIERS, P. A. Development of the use of word order in comprehension. Journal of Psycholinguistic Research, - 2, 331-341, 1973.
DIAS, B.; NAVES, R. The auxiliary ser (be) and ficar (get) in passive construction with psychological predicates in Portuguese. Paper presented in the X Workshop on Formal Linguistics, UFRGS, Porto Alegre, RS, 2014.
DUPOUX, E. Reverse engineering early language learning: Data and models. 3rd IPC in Rio, 2015.
FERREIRA, F. Choice of passive voice is affected by verb type and animacy. Journal of Memory and Language, 33, 715-736, 1994.
FOLEY, W.A.; VAN VALIN, R.D. Information packaging in the clause. In T. Shopen (Ed.), Language typology and syntactic description. Vol. I: Clause structure. New York: Cambridge University Press, 1985.
FRAZIER, L. : DE VILLIERS, J. (Eds.) Language processing and language acquisition, Dordretch: Kluwer, 1990.
GOLINKOFF, R.M., HIRSH-PASEK, K., SCHWEISGUTH, M.A. (1998). A reappraisal of young children’s knowledge of grammatical morphemes. In: Jürgen Weissenborn & Barbara Höhle (Eds). Approaches to bootstrapping: phonological, lexical, syntactic and neurophysiological aspects of early language acquisition. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2000.
GUASTI, M.T. Language Acquisition: The Growth of Grammar. Cambridge, MA.: Massachusetts Institute of Technology Press, 2002.
HIRSH-PASEK, K; GOLINKOFF, R. M. The origins of grammar: Evidence from early language. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1996.
HÖHLE, Barbara; SCHMITZ, Michaela; SANTELMANN, Lynn M.; WEISSENBORN, Jürgen. The recognition of discontinuous verbal dependencies by German 19-month-olds: Evidence for lexical and structural influences on children’s early processing capacities in Language Learning and Development - 2, 4, p. 277 – 300, 2006.
HYAMS, N. Language Acquisition and the Theory of Parameters. Dordrecht: Reidel, 1986.
JAKUBOWICZ, C. Computational complexity and the acquisition of functional categories by French-speaking children with SLI. Linguistics 41: 175-211, 2003.
JUSCZYK, P. W. (1997). The Discovery of Spoken Language. Cambridge, MA.: Massachusetts Institute of Technology Press.
JUSCZYK, P. W. & BERTONCINI, J. Viewing the development of speech perception as innately guided learning process. Language and Speech, 31, 217–238, 1988.
KEENAN, E.; DRYER, M. Passive in the world’s languages. Syntactic Typology and linguistic description, Volume 1: Clause structure, 2nd ed., ed. by T. Shopen, 325-61. Cambridge: CUP, 2007.
KUHL, P. Early language acquisition: cracking the speech code. Nature Reviews Neuroscience 5, 831-843, 2004.
KUHL, P. K. ; TSAO, F.; LIU, H. Foreign-Language Experience in Infancy: Effects of Short-Term Exposure and Social Interaction on Phonetic Learning. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 100, 15, 9096-9101, 2003.
LIMA JÚNIOR, J.C. Revisitando a aquisição de sentenças passivas em português brasileiro: uma investigação experimental com foco na compreensão. Dissertação de Mestrado. PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2012.
LIMA JÚNIOR, J.C. A aquisição e o desenvolvimento de sentenças passivas: uma investigação experimental com infantes, crianças e adultos. Tese de Doutorado. PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2016.
LIMA JÚNIOR, J.C. AUGUSTO, Marina R. A. The relevance of aspectual and semantic features for the comprehension of short passive sentences involving agentive and non-agentive verbs. In New Directions in the Acquisition of Romance Languages. COSTA, João; FIÉIS, Alexandra; FREITAS, Maria João; LOBO, Maria; SANTOS, Ana Lúcia. (Orgs.) Cambridge publishers, CA, 2014.
LIMA JÚNIOR, J.C. AUGUSTO, Marina R. A. (2015) Is ‘smuggling’ really necessary? The most recent analyses of passive sentences reconsidered in terms of phasehood and cyclic movement. ReVEL, edição especial n. 9, 2015. [www.revel.inf.br].
LIMA JÚNIOR, J.C. AUGUSTO, Marina R. A. (submetido) PassiveP and The distinction between eventive, resultative, and stative passives (Diadorim);
LIMA JÚNIOR, J.C.; CORRÊA, Letícia M.S. Sentence and Image-Mapping and the Relevance of Temporal/Aspectual Information on the Comprehension of Passive Sentences. Paper presented at the IX ENAL/IV EIAL, in João Pessoa-PB, at Federal University of Paraíba, 2013;
LIMA JÚNIOR, J.C. AUGUSTO, Marina R. A. A natureza do custo computacional na compreensão de passivas: um estudo experimental com adultos. Letras de Hoje, Porto Alegre, vol. 50, n.1, p. 91-101, jan-mar, 2015a.
LIMA JÚNIOR, J.C. AUGUSTO, Marina R. A. What can Sesotho tell us about favorable conditions for the processing and the acquisition of passive sentences in languages such as Portuguese? Paper presented at the XII Generative Approaches To Language Acquisition (GALA), Université de Nantes, Nantes, France.
LIMA JÚNIOR, J.C. AUGUSTO, Marina R. A. Favorable Discourse Conditions in the Processing of Passive Sentences: Two Steps in The Acquisition of Verbal Passives. Paper presented at the Romance Turn VII (RTVII), Ca’Foscari University, Venice, Italy. 2015c.
LOPES, R.E.V.. Estágios no processo de aquisição de número no DP do português brasileiro. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n.3, p. 157-71, 2004.
MACNAMARA, J. K. On the relationship between language learning and thought. In: J. Macnamara (Org.) Language Learning and Thought. NewYork: Academic Press, 1977.
MACWHINNEY, B. The competition model. In: B. MACWHINNEY (Ed.) Mechanisms of Language Acquisition. Hillsdale, N.J.: Erlbaum, 1987.
MACWHINNEY, B. Unified Model. In P. Robinson & N. Ellis (Eds.), Handbook of Cognitive Linguistics and Second Language Acquisition. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2008.
MARATSOS, M.; KUCZAJ, S. A.; FOX, D. C.; CHALKLEY, M. Some empirical issues in the acquisition of transformational relations. In: Collins, W. A. (Ed.), Minnesota Symposium on Child Psychology (Vol. 12). Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1979. p. 1-45.
MARLER, P. The instinct to learn. In S. CAREY AND R GELMAN (Eds.). The Epigenesis of Mind: Essays on Biology and Cognition. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1991
O'BRIEN, K.; GROLLA, E.; LILLO-MARTIN, D. Long passives are understood by young children. BUCLD 30 Proceedings, 2006. p. 441-451.
MEHLER, J., CHRISTOPHE, A. & RAMUS, F. How infants acquire language: some preliminary observations. In A. MARANTZ, Y. MIYASHITA, & W. O’NEIL (Eds.) Image, Language, Brain: Papers from the first Mind-Brain Articulation Project symposium, pp. 51-75. Cambridge, MA.: MIT Press, 2000.
MIYAKE, A.; FRIEDMAN, N.P.; EMERSON, M.J.; WITZKI, A.H.; HOWERTER, A.; WAGER, T. The unity and diversity of executive functions and their contributions to complex “frontal lobe” tasks: A latent variable analysis. Cognitive Psychology, v.41, p. 49–100, 2000.
MORGAN, J. L.; DEMUTH, K. Signal to Syntax: an overview. In: MORGAN, J. L.; DEMUTH, K. (Orgs.). Signal to Syntax: Bootstrapping from speech to grammar in early acquisition). Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, p. 1-22, 1996.
NEWPORT, E. The modularity issue in language acquisition: A rapprochement? Comments on Gallistel and Chomsky. Language Learning and Development, 7: 279-286, 2011.
PARIGGER, E. 2012. Language and executive functioning in children with ADHD, Academisch proefschrift, University of Amsterdam.
PEROTINO, S. Mecanismos de indeterminação do agente: o fenômeno da apassivação na aquisição da linguagem. Dissertação de Mestrado, UNICAMP, 1995.
PEROVIC, A., MODVANOVA, N. & K. WEXLER. 2007. Comprehension of Passives in Autism and Asperger Syndrome. Talk in the 30th Anniversary Child Language Seminar. University of Reading.
RODRIGUES, E. dos S.; FORSTER, R. ; BARCELLOS, J. S. ; BREDER, A. M. 2015. The time course of message generation and linguistic encoding: exploring the language-vision interface. The 3rd ANPOLL International Psycholinguistics Congress, PUC-Rio; UFRJ. 2015.
SANTELMANN, L.M.; USCZYK, P.W. Sensitivity to discontinuous dependencies in language learners: Evidence for limitations in processing. Cognition, 69, 105-134, 1998.
SHI, R. Functional Morphemes and Early Language Acquisition. Child Development Perspectives, 8(1), 6-11, 2014.
SINCLAIR. A.. SINDAIR. H.. DE MARCELLUS, D.T. Young children’s comprehension and production of passive utterances. Archives de Psychologia. 1971, 41, 1-22.
SNYDER, William; HYAMS, Nina. Minimality effect in children’s passives. In Elisa Di Domenico, Cornelia Hamann and Simona Matteini. Structures, Strategies and Beyond: Studies in honour of Adriana Belletti, 343–368, 2015.
SLOBIN, D.I. (1973) Cognitive prerequisites for the development of grammar. In C.A. Ferguson & D.I. Slobin (Eds.) Studies of child language development, pp. 175-208. New York: Holt, Rinehart & Winston.
TAGER-FLUSBERG, H. (1981). On the nature of linguistic functioning in early infantile autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 11, 45-56.
TERZI, A., MARINIS, T., KOTSOPOUPOU, A., & FRANCIS, K. Grammatical abilities of Greek-speaking children with autism, Language Acquisition, 21, 4-44, 2014.
TINCOFF, R.; SANTELMANN, L.M., JUSCZYK, P.W. Auxiliary verb learning and 18-month-olds’ acquisition of morphological relationships. In: Howell SC, Fish SA, Keith-Lucas T, eds. Proceedings of the 24th Annual Boston University Conference on Language Development. Somerville, MA: Cascadilla Press; p. 726–737, 2000.
TOMASELLO, M. Constructing a Language: A Usage-Based Theory of Language Acquisition. Cambridge, MA.: Harvard University Press, 2003.
VAN DER LELY, H.K.J. (1996) “Specifically Language Impaired and Normally Developing Children: Verbal Passive vs. Adjectival Passive Sentence Interpretation,” Lingua 98, 243-272.
WEISSENBORN, J.; HÖHLE, B. Approaches to Bootstraping: phonological, lexical, syntactic and neurophysiological aspects of early language acquisition. Amsterdam/Philadelphia: Jonh Benjamins, v.1, 2001.
WEISSENBORN, J., HÖHLE, B. KIEFER, D. & CAVAR, D. Children’s sensitivity to word--order violation in German: evidence from very early parameter-setting. In A. Greenhill, M. Hughes, H. Littlefield & H. Walsh (Eds.) Proceedings of the 22nd Boston University Conference on Language Development, Volume 2, pp. 756-767. Somerville MA.: Cascadilla Press, 1998.
WEXLER, K.; MANZINI, R. Parameters and learnability in binding theory. In: T. Rooeper; F. Willimas (eds.) Parameter setting. 41-67. Dordrecht. The Netherlands: Reigel, 1987.
YANG, C. For and against frequency. Journal of Child Language, 42:02, 287-293, 2015.
ZHOU, Q.; CHEN, S. H.; MAIN, A. Commonalities and Differences in the Research on Children’s Effortful Control and Executive Function: A Call for an Integrated Model of Self-Regulation. Child Development Perspectives, 6, 112-121.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".