O sim e o não em pareceres de revista acadêmica – estudo das metafóricas interpessoais sob a perspectiva sistêmico-funcional

Palavras-chave: Linguística Sistêmico-Funcional, Metáfora Gramatical, Metáfora Interpessoal, Pareceres, Escrita acadêmica.

Resumo

Estudos revelam a importância de análises discursivas em textos acadêmicos, tendo em vista os temas tratados nas pesquisas e as instanciações presentes nesse gênero. Esta pesquisa analisa pareceres de artigos de uma revista científica de Linguística (RL1), tendo como embasamento teórico a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004), sobretudo a metafunção interpessoal e o conceito de metáfora gramatical. O corpus é constituído por 67 pareceres de artigos, organizados em três grupos: aprovados sem restrições (A), aprovados com restrições (AR) e reprovados (R). A investigação, de cunho qualitativo, identificou treze tópicos (aboutness) abordados pelos pareceristas: Análise, Argumentação, Bibliografia, Contribuição, Forma, Língua, Metodologia, Objetivo, Resultado, Resumo, Tema, Teoria e Título, que foram analisados na perspectiva da metáfora interpessoal, com avaliações predominantemente positivas no grupo de pareceres A e negativas nos grupos de pareceres AR e R. Os pareceristas indicaram correções e sugestões de mudanças no grupo de pareceres A, sendo as instanciações realizadas por metáfora interpessoal, como estratégia dos pareceristas de suavizar a crítica. O grupo de pareceres AR apresenta metáforas interpessoais, sobretudo quando os pareceristas sinalizam sugestões para correções. O grupo de pareceres R apresenta críticas negativas, principalmente, por meio de enunciados monoglóssicos, impedindo ou dificultando negociação entre o autor do artigo e o parecerista. Os resultados desta pesquisa trazem contribuições para estudos sobre metáfora gramatical e sobre o gênero parecer de revista científica, contribuindo, também, com a revista RL1, trazendo-lhe subsídios para melhorar ainda mais sua qualidade e prestígio.

 

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Biografia do Autor

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS - INES

Professora de Lingua Portuguesa como L2 para o curso de Graduação Licencitatura em Pedagogia.

Atua no ensino de Língua Porguguesa para alunos ouvintes e surdos desse Instituto e tem interesse por pesquisas sobre ensino e aprendizagem de LP e em elaboração de material didático e de formação de professores.

Tambem tem interesse por pesquisas na área da Linguística Sistêmico-Funcional e Avaliatividade e por escrita acadêmica.

 

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Publicado
01-08-2016
Como Citar
CRUZ, O. M. DE S. E S. DA. O sim e o não em pareceres de revista acadêmica – estudo das metafóricas interpessoais sob a perspectiva sistêmico-funcional. Scripta, v. 20, n. 38, p. 358-381, 1 ago. 2016.
Seção
Dossiê - Estudos gramaticais: um tema, várias perspectivas teóricas