O sim e o não em pareceres de revista acadêmica – estudo das metafóricas interpessoais sob a perspectiva sistêmico-funcional
Resumo
Estudos revelam a importância de análises discursivas em textos acadêmicos, tendo em vista os temas tratados nas pesquisas e as instanciações presentes nesse gênero. Esta pesquisa analisa pareceres de artigos de uma revista científica de Linguística (RL1), tendo como embasamento teórico a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004), sobretudo a metafunção interpessoal e o conceito de metáfora gramatical. O corpus é constituído por 67 pareceres de artigos, organizados em três grupos: aprovados sem restrições (A), aprovados com restrições (AR) e reprovados (R). A investigação, de cunho qualitativo, identificou treze tópicos (aboutness) abordados pelos pareceristas: Análise, Argumentação, Bibliografia, Contribuição, Forma, Língua, Metodologia, Objetivo, Resultado, Resumo, Tema, Teoria e Título, que foram analisados na perspectiva da metáfora interpessoal, com avaliações predominantemente positivas no grupo de pareceres A e negativas nos grupos de pareceres AR e R. Os pareceristas indicaram correções e sugestões de mudanças no grupo de pareceres A, sendo as instanciações realizadas por metáfora interpessoal, como estratégia dos pareceristas de suavizar a crítica. O grupo de pareceres AR apresenta metáforas interpessoais, sobretudo quando os pareceristas sinalizam sugestões para correções. O grupo de pareceres R apresenta críticas negativas, principalmente, por meio de enunciados monoglóssicos, impedindo ou dificultando negociação entre o autor do artigo e o parecerista. Os resultados desta pesquisa trazem contribuições para estudos sobre metáfora gramatical e sobre o gênero parecer de revista científica, contribuindo, também, com a revista RL1, trazendo-lhe subsídios para melhorar ainda mais sua qualidade e prestígio.
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