Memórias da guerra: um diálogo entre poemas de Odete Semedo e o registro fotográfico do conflito armado de 1998-1999, na Guiné-Bissau
Resumo
Este artigo analisa o testemunho poético da guerra da Guiné-Bissau, entre 1998 e 1999, a partir de poemas do livro No fundo do canto, de Odete Semedo, comparando-os com fotografias desse período histórico. Objetiva-se discutir a forma como essas duas linguagens, ao dialogarem entre si, “capturam” esse momento do país. Pretende-se demonstrar que, nos poemas, a voz poética assume-se como mensageira da nação, numa escrita que busca registrar o caos e expressar os horrores da guerra. A discussão é ancorada em estudos de Schøllhammer (2002; 2012), sobre o realismo afetivo; em Barthes (1984), que possibilita pensar como se manifestam, na escrita poética e na linguagem fotográfica, o efeito do "Isso foi" barthesiano; e nas reflexões de Huyssen (2000), sobre a paixão pela memória e como as práticas dessa memória podem trazer à tona “outras memórias”.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmera clara. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
GUINÉ-BISSAU, a guerra civil: o último massacre. Blogue Escrita em dia. 2006. Disponível em: < http://blogda-se.blogspot.com.br/2006/06/guin-bissau-guerra-civil-o-ltimo.html>. Acesso em: 24 jun. 2013.
HUYSSEN, Andreas, Passados presentes: mídia, política, amnésia. IN: Seduzidos pela memória. Tradução de Sergio Alcides. Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2000.
RICHARD, Nelly. Políticas da memória e técnicas de esquecimento. IN: MIRANDA, Wander Melo (Org.). Narrativas da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999, p. 321 - 338.
ROSA, Adalberto. Guine-Bissau Unrest. Lisboa, 2007. 2 fotografias, color., tamanho original 2500 cm x 1750 cm.
SEMEDO, Odete Costa. No fundo do canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. À procura de um novo realismo – Teses sobre a realidade em texto e imagem hoje. In: OLINTO, Heidrun Krieger (Org.). Literatura e Mídia. São Paulo: Loyola, 2002. p. 76 - 90.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Realismo afetivo: evocar realismo além da representação: Tendências hiper-realistas na arte e na literatura da atualidade. Estudos de literatura contemporânea, n. 39, jan. jun. 2012, p. 129 - 148.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Copyright (c) 2016 Scripta
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".