Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon

  • Carlos Magno Gomes Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Palavras-chave: Paródia, Intertextualidade, Metanarratividade,

Resumo

Este artigo faz um estudo sobre as marcas pós-modernas do romance de autoria feminina no início do século XXI, com destaque para Vozes do deserto (2004), de Nélida Piñon. Por ser uma paródia de Mil e uma noites, essa obra traz referências ao processo narrativo, ao mesmo tempo em que descreve a luta de Scherezade por liberdade.  Com tal empreitada, essa narradora explora a irreverência e a criatividade como armas contra a violência patriarcal.  Metodologicamente, abordamos conceitos estéticos e culturais de paródia, metanarratividade e identidade, propostos por Eduardo Coutinho, Umberto Eco e Zygmunt Bauman.

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Biografia do Autor

Carlos Magno Gomes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Prof. associado UFS. Doutor em Literatura (UnB). Pesquisador Produtividade CNPq

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Publicado
22-12-2016
Como Citar
Gomes, C. M. (2016). Intertextos e mediações culturais em Nélida Piñon. Scripta, 20(39), 277-290. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2016v20n39p277
Seção
Dossiê: realismos e mediações