Música, Linguística e cognição: uma leitura de Imberty e suas concepções sobre a teoria generativa da música tonal e a narratividade na música
Resumo
As pesquisas sobre a psicologia cognitiva da música têm se focado prioritariamente na música tonal e a escola cognitivista da década de 1980 buscou formular uma teoria do comportamento humano em termos de sistemas de competências (musicais). Neste artigo faremos uma leitura do artigo “Music, linguistics, and cognition”, de Imberty (2011), no qual este autor analisa a obra de Lerdahl e Jackendoff mostrando as possibilidades e limitações de sua teoria, a GTTM (Teoria Gerativa da Música Tonal). Além disso, ele destaca os aspectos da obra de Jonh Sloboda, que também analisa a GTTM, e discute seus conceitos e implicações. Lerdahl e Jackendoff foram influenciados pela obra de Chomsky, que traz as concepções de inatismo, a assim propõem uma abordagem generativa para o estudo cognitivo da música. Imberty mostra os questionamentos de Sloboda a respeito da teoria de Lerdahl e Jackendoff e traz à tona as limitações da corrente destes autores. Para explicitar as características da GTTM e a fim de exemplificar esta teoria, faremos também uma análise da canção “Garota de Ipanema”, ícone da música brasileira, de acordo com as categorias propostas pelos autores.
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Referências
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