Mapeamento de estudo em psicofísica da música e percepção: processos de aquisição da linguagem visual
Resumo
A Psicofísica da música é considerada uma importante área de estudo relacionada à maneira pela qual os seres humanos recepcionam o evento sonoro e o interpretam. Utilizando medidas matemáticas e concepções da Audiometria e Psicofísica, a Psicofísica da música visa mensurar o quanto um indivíduo é capaz de perceber mudanças nos estímulos sonoros, ou simplesmente ser capaz de julgar a qualidade, mudança, localização ou identidade de um som. Diante disso, optou-se por buscar na literatura trabalhos que utilizaram o método psicofísico aplicado a sons musicais. Mais que isso, objetivou-se também, buscar trabalhos que abordassem a percepção, de modo geral, mas com enfoque nas representações musicais internalizadas. Para isso utilizou-se o procedimento metodológico de revisão sistemática da literatura. Os dados foram analisados qualitativamente estabelecendo o uso de frequência na organização deles. Concluiu-se que poucos trabalhos fazem uso da Psicofísica e da percepção em termos de estímulos sonoros. Também, são poucas as áreas do conhecimento dedicadas a esse tipo de estudo. Diante dos dados encontrados, inferiu-se que, caso as áreas como, por exemplo, da Educação Musical ou da Educação fizessem uso dos conceitos psicofísicos e da percepção, muitas estratégias e recursos pedagógicos e didáticos poderiam ser beneficiados.
Downloads
Referências
BISTAFA, S. R. Acústica aplicada ao controle do ruído. São Paulo: Blucher, 2011.
FEITOSA, M. A. G.; Teoria e métodos em Psicofísica. IN: PASQUALI, L. Instrumentação Psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GORDON, E. E. Teoria de aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
HUDSPETH, A. J. A audição. IN: KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSELL, T. M. Princípios da Neurociência. Barueri: Manoele, 2003.
LIU, F.; PATEL, A. D.; FOURCIN, A.; STEWART, L. Intonation processing in congenital amusia: discrimination, and imitation. Estados Unidos: Board, 1878. Nº133, p. 1682-1693.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural. Campinas: Autores Associados, 2013.
MEDRADO, C.; GOMES, V. M.; NUNES SOBRINHO, F. P. Atributos teórico-metodológicos da revisão sistemática das pesquisas empíricas em Educação Especial: evidências científicas na tomada de decisão sobre as melhores práticas inclusivas. São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2014.
MUTH, J. E. Basic Statistics and Pharmaceutical Statistical Applications. Nova York: Chapman & Hall/CRC, 2006.
ROEDERER, J. G. Introdução à física e Psicofísica da música. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
SANTOS, T. M. M.; RUSSO, I. C. P. Práticas da Audiologia clínica. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVEIRA, L. C. L.; Os sentidos e a Percepção. IN: LENT, R. Neurociência da Mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara, 2016.
VIGOTSKI, L. S.; LÚRIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
WISNIK, J. M. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
WILLEMS, E. El oído musical: la preparación auditiva del niño. Madrid: Paidós, 2001.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".