Linguagem e experienciação cognitiva: da memória corporal à narrativa

  • Paulo Henrique Aguiar Mendes UFOP
  • Maíra Avelar Miranda UESB
Palavras-chave: Memória corporal, Multimodalidade, Narrativa, Semiótica cognitiva.

Resumo

Neste texto, pretendemos abordar a questão das relações entre linguagem e experienciação cognitiva do ponto de vista da sua construção interacional, a partir de práticas discursivas efetivas, que envolvem a corporificação do conhecimento, engendrada em processos multimodais. A integração organismo/ambiente, ecologicamente fundamentada em função de processos intersubjetivos, será focalizada, de modo a destacar a forma como fenômenos relacionados à memória, à intersubjetividade e à construção do self emergem qualitativamente no fluxo narrativo, partilhados durante a interação.

 

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Aguiar Mendes, UFOP
Possui graduação em Letras, Licenciatura em Português, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e pós-doutorado pela Université Paris XIII. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, Pragmática e Análise do Discurso.
Maíra Avelar Miranda, UESB
Professora Adjunta (UESB), Doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas) e Graduada em Letras (Português/Licenciatura -UFMG). Atua no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, ministrando disciplinas na Graduação, sobretudo na Área de Linguística de Texto. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), orientando trabalhos no âmbito do projeto "Linguística, Cognição e Multimodalidade". Desenvolve o projeto de pesquisa "Linguística, Cognição e Multimodalidade: interrelações entre fala e gestos na construção referencial", que conta com bolsistas e voluntários de Iniciação Científica, e coordena o projeto de extensão "Empreender nas Letras: capacitação e prestação de serviços de revisão, tradução e editoração", que conta com bolsistas financiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UESB). É líder do Laboratório de Estudos em Linguagem e Cognição (LeCogLing - DGP/CNPq) e coordenadora, juntamente com Lilian Ferari (UFRJ) do Brazilian Red Hen Lab (sediado na UCLA e na Case Western Reserve University). Também é menbro das seguintes associações internacionais: International Cognitive Linguistics Association (ICLA), International Society for Gesture Studies (ISGS), Researching and Applying Metaphor (RaAM) e Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

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Publicado
30-06-2017
Como Citar
MENDES, P. H. A.; MIRANDA, M. A. Linguagem e experienciação cognitiva: da memória corporal à narrativa. Scripta, v. 21, n. 41, p. 47-68, 30 jun. 2017.
Seção
Dossiê: Sistemas Perceptivos e Linguagens