Linguagem e experienciação cognitiva: da memória corporal à narrativa
Resumo
Neste texto, pretendemos abordar a questão das relações entre linguagem e experienciação cognitiva do ponto de vista da sua construção interacional, a partir de práticas discursivas efetivas, que envolvem a corporificação do conhecimento, engendrada em processos multimodais. A integração organismo/ambiente, ecologicamente fundamentada em função de processos intersubjetivos, será focalizada, de modo a destacar a forma como fenômenos relacionados à memória, à intersubjetividade e à construção do self emergem qualitativamente no fluxo narrativo, partilhados durante a interação.
Downloads
Referências
BAVELAS, Janet et al. Dyadic evidence for grounding with abstract deictic gestures. In: SATAM, Gale & ISHINO, Mika (Eds.) Integrating gestures: the interdisciplinary nature of gesture. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2011, p. 49-60.
BOERSMA, Paul & WEENINK, David. Praat: doing phonetics by computer (Computer program). Version 5.3.60, 2013. Disponível em: <http://www.praat.org/>. Acesso em: 02/12/2013.
FUCHS, Thomas. The phenomenology of body memory. In: KOCH, Sabine; FUCHS, Thomas; SUMMA, Michela; MÜLLER, Cornelia. (Eds.) Body memory, metaphor and movement. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2012, p. 09-23.
GALLAGHER, Shaun & HUTTO, Daniel. Understanding others through primary interaction and narrative practice. In: ZLATEV, Jordan; RACINE, Timothy; SINHA, Chris; ITKONEN, Esa. The shared mind: perspectives on intersubjectivity. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2008, p.17-38.
GALLAGHER, Shaun & ZAHAVI, Dan. The phenomenological mind: an introduction to philosophy of mind and cognitive science. London/New York: Routledge, 2008.
HOSTETTER, Autumn; ALIBALI, Martha. Visible embodiment: Gestures as simulated action. Psychonomic Bulletin & Review, 15 (3), 2008, p. 495-514.
JOHNSON, Mark. The corporeal roots of symbolic meaning. In: The meaning of the body: aesthetics of human understanding. Chicago, London: The University of Chicago Press, 1987/2007, p. 135-154.
KENDON, Adam. Gesture units, gesture phrases and speech. In: Gesture: visible action as utterance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, p. 108-126.
KOCH, 2012. Testing Fuchs’ Taxonomy of body memory: a content analysis of interview data. In: KOCH, Sabine; FUCHS, Thomas; SUMMA, Michela; MÜLLER, Cornelia. (Eds.) Body memory, metaphor and movement. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2012, p.171-186.
MENDES, Paulo Henrique A.; MENDES, Simone de Paula. Experienciação, cognição e representações da memória: uma análise discursiva do patrimônio imaterial da Região dos Inconfidentes. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p.259-284.
MERTENS, Piet. Prosogram: Transcription of prosody using pitch contour stylization based on a tonal perception model and automatic or annotation-based segmentation (Computer program). Version 2.9, 2012. Disponível em: <http://bach.arts.kuleuven.be/pmertens/prosogram/>. Acesso em: 2 dez. 2013.
MISHLER, Elliot. Narrativa e identidade: a mão dupla do tempo. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da; BASTOS, Liliana Cabral (Org.) Identidades: recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado das Letras, 2002, p.97-119.
RICOEUR, P. Da memória e da reminiscência. In: A memória, a história, o esquecimento. Campinas-SP: Ed. Unicamp, 2007, p.25-61.
ZLATEV, Jordan. The co-evolution of intersubjectivity an bodily mimesis. In: ZLATEV, Jordan; RACINE, Timothy; SINHA, Chris; ITKONEN, Esa. The shared mind: perspectives on intersubjectivity. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2008, p.215-244.
ZLATEV, Jordan. Cognitive Semiotics: An emerging field for the transdisciplinary study of meaning. The Public Journal of Semiotics IV(1), October 2012.
SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. Kinesthetic memory: futher critical reflections and constructive analyses. . In: KOCH, Sabine; FUCHS, Thomas; SUMMA, Michela; MÜLLER, Cornelia. (Eds.) Body memory, metaphor and movement. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2012, p. 43-72.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".