A leitura hipertextual: da percepção visual às operações cognitivas

Palavras-chave: Leitura, Hipertexto/Percepção visual, Cognição. Compreensão hiperleitora.

Resumo

                

Neste texto, de caráter teórico, temos como objetivo discutir os elementos articulados no processo de leitura tanto de texto impresso quanto hipertextual no intuito de contribuir para as discussões envolvendo o hipertexto. Para tanto, nos apoiamos nas abordagens ascendente, descendente e sociointeracionistas de leitura (CARREL et al., 1995; DURAN, 2009; FAIRCLOUGH, 1989; GOODMAN, 1976; HUDSON, 2007; LEFFA, 1999), no intuito de discutir as mudanças relacionadas aos fenômenos envolvidos no processo de compreensão leitora. Discutiremos, também, as características do hipertexto, bem como sua leitura a partir da abordagem ecológica da cognição (LÉVY, 2004), confrontando, também, as visões de autores como Snyder (1998) e Xavier (2002). Desse modo, procuramos abordar aspectos relacionados ao processo de leitura, em especial o de hipertextos, considerando os fatores incidentes tanto no sistema de percepção visual quanto no processamento cognitivo de informações relacionadas à linguagem verbal escrita. Por fim, consideramos que nenhuma leitura é linear, uma vez que a cognição humana funciona por meio de associações. Portanto, a leitura tanto de textos impressos quanto de textos virtuais pode ser considerada hipertextual.

 

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Biografia do Autor

Fernanda Franco Tiraboschi, Universidade Federal de Goiás
Atualmente, sou professora de Língua Inglesa e Espanhola do Colégio de Período Integral José Feliciano Ferreira em Jataí - Goiás. Graduada em Letras (habilitação em inglês) pela Universidade Federal de Goiás e Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. No período de abril de 2011 a fevereiro de 2013 atuei como professora substituta de língua inglesa para turmas de Ensino Médio integrado ao técnico e de Inglês Instrumental para turmas do 1º período do Curso de Análise e desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Goiás.
Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás
graduado em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), onde, a partir do ano de 2016, tem realizado estágio pós-doutoral. É Professor Associado 4 de Língua Inglesa da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: correção com os pares, aprendizagem colaborativa, inglês, avaliação, erro e correção, crenças sobre ensino-aprendizagem de línguas, telecolaboração. Tem vasta publicação nessas áreas, em forma de artigos em periódicos especializados e em capítulos de livros. É autor de Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas; e de Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira. Organizou os livros A aprendizagem colaborativa de línguas; e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Princípios e Práticas. Juntamente com Maria Cristina Pimentel Campos, da UFV, organizou os livros Culture and arts in Brazil and in the United States: a bridge of multifaceted languages e Intercultural and interdisciplinary studies: pursuits in higher education Organizou, juntamente com Darcilia Marindir Pinto Simões, da UERJ, o livro Metodologias em/de linguística aplicada para ensino e aprendizagem de línguas. Em 1992, foi um dos integrantes da delegação brasileira no programa The Ship for World Youth, patrocinado pelo governo japonês, experiência que lhe possibilitou conhecer o Japão, Estados Unidos, México e Venezuela. De 2006 a 2010, foi o coordenador da UFG no programa Iniciativa em Artes e Cultura Brasil-Estados Unidos, patrocinado pela CAPES/FIPSE, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e duas instituições americanas: University of Montevallo e Gadsden State Community College, ambas no estado do Alabama. Coordenou, de 2012 a 2014, o Programa de Licenciatura Internacional (PLI) entre a UFG e a Universidade de Coimbra. Foi o Vice-Coordenador do GT Ensino-Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada, da ANPOLL, nos biênios 2012-2014 e 2014-2016 e atualmente é seu Coordenador. Desde 2011, é Diretor da Faculdade de Letras da UFG.

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Publicado
30-06-2017
Como Citar
Tiraboschi, F. F., & Figueiredo, F. J. Q. de. (2017). A leitura hipertextual: da percepção visual às operações cognitivas. Scripta, 21(41), 69-87. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n41p69
Seção
Dossiê: Sistemas Perceptivos e Linguagens