Análise de um infográfico à luz da Teoria da Mesclagem Conceptual e da Semiótica Plástica greimasiana: a interdisciplinaridade a serviço da compreensão de um texto sincrético

Palavras-chave: Teoria da Mesclagem Conceptual. Semiótica Plástica greimasiana. Infográfico. Multimodalidade. Aborto.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo aproximar o aparato teórico da Teoria da Mesclagem Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002) às categorias de análise da Semiótica Plástica ou Visual (GREIMAS, 2004), de modo a compreender a construção de significados em um infográfico, cujo tema é a dificuldade de acesso ao aborto legal por mulheres pobres no contexto estadunidense. Por infográfico, entende-se um gênero sincrético que conjunge informações visuais e escritas, organizadas de modo a consolidar uma unidade de comunicação autônoma (CARVALHO; ARAGÃO, 2012). De modo geral, a análise empregada é qualitativa, compreendendo identificação das mesclagens conceptuais emergentes e verificação dos elementos visuais do infográfico que se relacionam a essas mesclagens a partir das categorias topológica, eidética e cromática.  Como os resultados indicam, foi possível enriquecer a descrição das mesclagens conceptuais a partir do emprego das categorias plásticas greimasianas, visto que a própria mesclagem que estrutura o infográfico dá-se por meio da conjunção entre texto e imagem.

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Biografia do Autor

Aline Nardes dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Mestra e doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado
30-06-2017
Como Citar
dos Santos, A. N. (2017). Análise de um infográfico à luz da Teoria da Mesclagem Conceptual e da Semiótica Plástica greimasiana: a interdisciplinaridade a serviço da compreensão de um texto sincrético. Scripta, 21(41), 89-108. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n41p89
Seção
Dossiê: Sistemas Perceptivos e Linguagens