A escrita no ensino superior e os efeitos do desenvolvimento profissional na formação do professor de língua materna

Palavras-chave: Linguística Aplicada, Formação de professor, Estágio de regência

Resumo

Os estagiários do curso de Letras participam de práticas sociais escritas seja na sala de aula ou fora dela. Apesar disso, observamos que eles apresentam dificuldades em interagir através da escrita. Com esse artigo, nosso objetivo é refletir sobre a escrita nesse universo social e profissional, considerando os efeitos sobre a formação docente. Por isso, fazemos o levantamento dos conteúdos temáticos e estabelecemos relações com os tipos de discurso (BRONCKART 1999, 2004, 2008, 2009) em dez relatórios de regência, produzidos em 2013 e 2014. Assumimos a concepção de relatório definida por XXXXXXX (2008) e indicamos relações da linguagem com o trabalho do estagiário (AMIGUES, 2004; CLOT, 1999; LACOSTE, 1998). Ampliamos o contexto do trabalho docente descrito por Machado (2008), adaptando-o ao contexto do estágio docente (XXXXXXX, no prelo). Os dados analisados revelam que o relatório de estágio é um importante instrumento de análise do trabalho do estagiário. Ele nos permite identificar as dimensões linguageira, instrumental, coletiva, cognitiva e prescritiva do trabalho do estagiário.

 

 

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Biografia do Autor

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Universidade Federal do Ceará
Departamento de Letras Vernácula - Linguística Aplicada

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Publicado
22-12-2017
Como Citar
Leurquin, E. V. L. F. (2017). A escrita no ensino superior e os efeitos do desenvolvimento profissional na formação do professor de língua materna. Scripta, 21(43), 165-186. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p165
Seção
2º eixo: Dispositivos e recursos no ensino a distância e/ou presencial