Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial

Palavras-chave: Práticas de letramentos, Eventos de letramento, Educação a distância, Disciplina semipresencial, Gênero fórum

Resumo

Assumindo a perspectiva dos estudos sobre letramento a partir de uma abordagem social, conforme os Novos Estudos sobre Letramento – New Literacy Studies – (STREET, 2012, 2010, 2007; BARTON; HAMILTON, 2005), o presente trabalho investiga as práticas e os eventos de letramento ocorridos na disciplina de Leitura e Produção de Textos ofertada na modalidade semipresencial nos cursos de graduação em Direito, Administração e Engenharia Civil em um Centro Universitário. Considerando ainda que os eventos de letramento apresentam o texto como elemento central na mediação das interações, parte-se de uma perspectiva textualmente orientada, ou seja, a partir da análise dos principais textos com os quais os estudantes lidam, levando em conta o gênero fórum, objetivou-se estudar as peculiaridades das práticas e eventos de letramento no ambiente acadêmico, no contexto específico da referida disciplina.

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Biografia do Autor

Kariny Cristina Souza Raposo, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEM
Doutora em Língua Portuguesa e Linguística - PUC/MG. Professora de Leitura e Produção de Textos do UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas.

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Publicado
22-12-2017
Como Citar
Raposo, K. C. S. (2017). Práticas e eventos de letramentos no contexto de uma disciplina na modalidade semipresencial. Scripta, 21(43), 187-207. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p187
Seção
2º eixo: Dispositivos e recursos no ensino a distância e/ou presencial