Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas

Palavras-chave: Escrita acadêmica, Representações sociais, Letras, Ensino superior

Resumo

Este trabalho objetiva descrever a representação de escrita acadêmica em cursos de licenciaturas em Letras à luz do fenômeno das representações sociais desenvolvido por Moscovici (2013) e colaboradores (JOVCHELOVITCH; GUARESCHI, 1994). A metodologia utilizada é de base qualitativa, a qual segue os procedimentos da pesquisa experiencial (MICCOLI, 2014) e da pesquisa exploratória (GIL, 1994). Em se tratando da coleta de dados, foi aplicado 1 (um) questionário e realizadas 3 (três) sessões reflexivas com grupos de graduandos de Cursos de Letras de 3 (três) instituições de nível superior localizadas no estado da Paraíba, Brasil. O corpus é constituído por um conjunto de depoimentos. Os resultados indicam que os saberes revelados por graduandos servem de fomento para a formulação da representação social de escrita acadêmica como objeto de ensino, apresentado pelos cursos e objeto de inserção nas práticas letradas requisitadas no ensino superior.

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Biografia do Autor

Hermano Aroldo Gois Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela UFPB; mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Professor substituto no Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba.
Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande
Professora associada da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e nos Programas de Pós-graduação em Linguagem e Ensino e em Design da mesma IFES. Tem formação em Linguística Aplicada, numa vertente mestiça e indisciplinar, construída no Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de português como língua materna, em especial no Ensino Médio, a transposição didática, os objetos de ensino e a formação de professores de Português. Em função desses temas orienta pesquisas de mestrado e doutorado.Idealizadora e coordenadora do Projeto de ensino ENEM na PALMA da MÃO. Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e do GT da ANPOLL Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada.

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Publicado
22-12-2017
Como Citar
Gois Oliveira, H. A., & Lino de Araújo, D. (2017). Representações sociais de escrita em curso de formação docente: objeto de ensino e objeto de inserção nas práticas letradas acadêmicas. Scripta, 21(43), 277-298. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2017v21n43p277
Seção
3º eixo: Representações sobre práticas de leitura e de escrita no ensino superior