Se former à la rédaction de la note de lecture en contexte universitaire

Resumo

Dans cet article, nous présentons une recherche appliquée menée auprès d’étudiants brésiliens inscrits dans une licence en Lettres- Français comme langue étrangère dans leur 4e semestre de qualification en français dans les cours de langue française et de traduction. Nous avons choisi de nous centrer sur la rédaction de la note de lecture ou resenha. Ce genre textuel est largement présent à l’université, puisqu’il est fréquemment demandé par les enseignants pour évaluer la capacité de lecture de leurs étudiants. Comme il s’agit d’un genre textuel qui présente à la fois un bref résumé de l’œuvre qui fait l’objet de la note et une position critique du rédacteur de la note, l'utilisation de ce genre semble idéale pour vérifier non seulement la capacité de lire et de comprendre un texte de la part des étudiants, mais aussi de résumer ce texte et de prendre position par rapport à leur lecture. Nous présenterons d’abord le contexte qui nous a mené à développer cette recherche ; nous montrerons par la suite le modèle didactique du genre resenha / note de lecture, ainsi que quelques activités didactiques. Nous finirons par les résultats de cette application dans nos contextes d’enseignement-apprentissage du français comme langue étrangère.

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Biografia do Autor

Eliane Gouvea Lousada, FFLCH-USP Universidade de São Paulo
Possui mestrado (1998) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa ALTER-CNPq (Analise de Linguagem, Trabalho e suas Relações), e ALTER-AGE-CNPq. Atualmente é professora-doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, na Universidade de São Paulo. Foi professora da University of Guelph, Canadá, no departamento de Etudes Françaises, onde atuou na graduação e no mestrado (Masters) em Estudos Franceses (French Studies). Nesse contexto, ministrou a discilpina de pós-graduação em Didática do Francês como Língua Segunda/Estrangeira e orientou alunos de MA. Tem experiência nas áreas de desenvolvimento e formação de professores, análise de material didático baseado na noção de gênero textual e análise de textos e discursos produzidos em situação de trabalho educacional, com publicações científicas nessas áreas. Além disso, é coautora de livros didáticos em inglês e francês como língua estrangeira e português como língua materna. Suas pesquisas apoiam-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo, nas teorias de análise dos textos e discursos, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade. As questões abordadas em suas pesquisas estão ligadas ao uso dos gêneros textuais na aprendizagem de língua materna e estrangeira (francês e inglês), à análise e elaboração de material didático baseado no conceito de gênero textual, ao desenvolvimento de professores dentro de uma visão coerente com as ciências do trabalho e à análise dos textos/discursos produzidos em situação de trabalho educacional.
Olivier Dezutter, Université de Sherbrooke
Professor doutor.
Adriana Zavaglia, Universidade de São Paulo - USP
Possui graduação em Letras Bacharelado com Habilitação de Tradutor (Francês) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (CNPq, 1994), doutorado em Letras, Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (CNPq, 2002, com estágio na Université de Paris VII), Pós-Doutorado em Estudos Tradutológicos pela Universidade de São Paulo (CITRAT/FAPESP, 2003-2006) e Pós-Doutorado em Linguística - Teoria das Operações Enunciativas pela Université de Paris VII (FAPESP, 2009). Atualmente é professora doutora (francês - tradução) junto ao Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Sua área de interesse é a Tradução, considerando suas interfaces com a Linguística (enunciativa e de corpus), a Lexicologia/Lexicografia bilíngue, a Terminologia/Terminografia bilíngue e a Literatura.

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Publicado
22-12-2017
Como Citar
LOUSADA, E. G.; DEZUTTER, O.; ZAVAGLIA, A. Se former à la rédaction de la note de lecture en contexte universitaire. Scripta, v. 21, n. 43, p. 65-85, 22 dez. 2017.
Seção
1º eixo: Questões em torno da relação com a palavra de outrem na escrita acadêmica