A questão da identidade na escrita acadêmica
Resumo
No processo de formação acadêmica, os estudantes são confrontados com o dilema de produzir textos marcados, ao mesmo tempo, pela própria identidade e pela voz de outros pesquisadores, sendo, portanto, autorais sem deixar de citar os discursos já ditos. Para discutir esse problema, o presente artigo aborda a questão da identidade na escrita acadêmica, destacando seu caráter dialógico de constituição dentro da esfera social, cultural, histórica e acadêmica. Discute também a ideia de citação não apenas em termos tecnicistas e estruturais, mas como uma dimensão estética, marcada por relações de poder que também constituem a identidade dentro das produções textuais. A proposta é discutir esses conceitos para a compreensão do problema imposto aos alunos e as dificuldades encontradas por eles, problematizando questões ocultas pela abordagem puramente normativa, discutindo a constituição da escrita como dialógica e propondo encaminhamentos futuros para o tratamento da identidade da citação na formação acadêmica dos estudantes.Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Dialogismo, polifonia e enunciação. In:
BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz (Org.). Dialogismo,
polifonia, intertextualidade: Em torno de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, 1994. p. 1-10.
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da
língua. Lisboa: Edições 70, 1984.
BOCH, Françoise; GROSSMANN, Francis. Sobre o uso de citações no discursoteórico: de constatações a proposições didáticas. In: RINCK, Fanny; BOCH, Françoise; ASSIS, Juliana Alves (Org.). Letramento e formação universitária:formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 283-307.
DELCAMBRE, Isabelle; LAHANIER-REUTER, Dominique. Discurso de outrem e letramentos universitários. In: RINCK, Fanny; BOCH, Françoise; ASSIS, Juliana Alves (Org.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 225-250.
DONAHUE, Christiane. Evolução das práticas e dos discursos sobre a escrita na universidade: um estudo de caso. In: RINCK, Fanny; BOCH, Françoise; ASSIS, Juliana Alves (Org.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 309-342
HYLAND, Ken. Disciplinary identities: Individuality and community in
academic discourse. New York, Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
SILVA, Jane Quintiliano Guimarães; ASSIS, Juliana Alves; BARTLETT, Lesley. Letramento e identidade: questões em estudo. Scripta, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 9-22, 1. sem. 2013.
SILVA, Jane Quintiliano Guimarães; GOMIDE, Renata Oliveira Marques.
Posicionamentos identitários em práticas de escrita da esfera acadêmica. Scripta, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 219-240, 1. sem. 2013.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. Original publicado em 1929.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".