“Filosofia de botequim”: síncopa, samba, a vida e o pensamento popular de Ataulfo Alves
Resumo
A vida pobre do sambista original foi motivo de farta reflexão nas letras dos sambas. Desde Noel Rosa instaurou-se uma nova poética para as letras da canção popular, em que o questionamento sobre as vicissitudes dessa vida passou a ser um dos principais objetivos do sambista. Essa era uma forma de a cultura negra resistir à desculturação e à implantação de uma ideologia de inferioridade racial, impostas pela elite dominante, basicamente branca e de tradição europeia. As letras dos sambas eram questionadoras, polissêmicas e sarcásticas, gerando o que se denomina “pensamento sincopado”, baseado no uso da síncopa e motivador de certa forma de reflexão, a que se dá o nome de “filosofia de botequim”. No pensamento popular, sincopado, de Ataulfo Alves, expresso por suas canções, o presente texto vai buscar a “filosofia de botequim” em questionamentos sobre a vida, a sorte, a morte e a felicidade e seus diálogos com a poesia.Downloads
Referências
AZEVEDO, Ricardo. Abençoado & danado do Samba: um estudo sobre o discurso popular. São Paulo: EDUSP, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Interação verbal. In: BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006 (Cap. 6).
BAKHTIN, Mikhail. O discurso na poesia e o discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernadini et al. 5. ed. São Paulo: Hicitec: Annablume, 2002 (part. 2, cap. II).
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: Os Pensadores vol. XLVIII. Trad.: José Lino Grünnewald. São Paulo: Abril, 1975.
BOSI, Alfredo. Sobre alguns modos de ler poesia: memórias e reflexões. In: BOSI, Alfredo (org.). Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Espaço social e espaço simbólico. In Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza Correa. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
CARVALHO, Luiz Fernando Medeiros de. Ismael Silva: samba e resistência. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. 1. reimp. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
FRANCESCHI, Humberto M. Samba de sambar do Estácio: de 1928 a 1931. 1. reimp. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2014.
HECHT, Jennifer Michael. O mito da felicidade: por que o que achamos que é certo é errado. São Paulo: Larousse, 2009.
JASPERS, Karl. Introdução à Filosofia. 3. ed. Trad. Leonidas Hegenberg; Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 1976.
JUNG, Emma. Animus e anima. Trad.: Dante Pignatari. São Paulo: Cultrix, 2006. (7.ª reimp., 2013)
LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da Diáspora africana. 4. ed. São Paulo: Selo Negro, 2011.
LUZ, Marco Aurélio. Cultura negra e ideologia do recalque. 3. ed. Rio de Janeiro: EDUFBA; Pallas, 2010.
MACEDO, José Agostinho. Obras de Horácio traduzidas em verso Portuguez. Tomo 1. Lisboa: Impressão Régia, 1806.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
NUNES, Renato. A filosofia e o filosofar. In PIOSEVAN, Américo et al (org.). Filosofia e ensino em debate. Ujuí: Unijuí, 2002.
PERRONE, Charles A. Letras e letras da Música Popular Brasileira. Trad. José Luiz Paulo Machado. Rio de Janeiro: Elo, 1988.
PROUST, Marcel. O tempo recuperado (vol. VII de Em busca do tempo perdido). Trad. Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
ROMANELLI, Francisco Antonio. Rio de Janeiro: uma cidade dividida pelo samba. In BIANCHI, Leonor (Org.). Rio: 450 anos de histórias. Nova Friburgo: E-ditora, 2015.
ROMANELLI, Francisco Antonio. Roda de samba, roda da vida: filosofia de botequim em Noel, Paulinho e Chico. Varginha: Francisco Antonio Romanelli, 2015b.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. 13 reimp. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
SELDOM, John Rose. Works of Virgil translated into English Prose. v. I. 4.ed. London (Britain): Library of Princeton University, 1794.
SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. 2. ed. 2. Reimp. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
WILKINSON, L. P. The Georgics of Virgil: a critical survey. Cambridge (Britain): Cambridge University Press, 1978. Disponível em: <https://books.google.com.br>. Acesso em out. 2015.
WISNIK, José Miguel. Sem receita: ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".