O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação Cega por Pares".
  • O arquivo é formato word e possui um máximo de 25 páginas e não ultrapassa 2MB.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas diretrizes para autores.
  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

Diretrizes para Autores

 Sinapse Múltipla, periódico online de acesso aberto e publicação semestral, adota o sistema de fluxo contínuo para o recebimento de trabalhos para avaliação e eventual publicação. De caráter inter e multidisciplinar, Sinapse Múltipla contempla seis seções temáticas, a saber, agrária, ambiental, exatas, jurídica, saúde e social, devendo ser indicada pelo autor aquela que apresenta pertinência com o escopo e objeto do trabalho submetido.

Para a submissão de trabalhos na Sinapse Múltipla, bem como em qualquer das revistas do Portal de Periódicos da PUC-Minas, é necessário o prévio cadastro completo do autor no sistema no Portal de Periódicos PUC Minas ou diretamente na Revista Sinapse Múltipla. O manual de submissão de artigos no sistema Open Journal Systems (OJS), encontra-se disponível para acesso no Portal de Periódicos PUC Minas. Para acessá-lo, clique aqui.

A partir de 01 de junho de 2021 só serão admitidos trabalhos redigidos por alunos de graduação, desde que em coautoria com pesquisadores especialistas, mestres ou doutores.

A Sinapse Múltipla publica a) artigos científicos originais e de revisão; b) relatos de casos; c) comunicações; d) resumos expandidos e e) resenhas de livros, conforme caracterização abaixo.

Quanto à formatação básica, observar:

  • Os artigos deverão ser apresentados em Microsoft Word (.doc ou .docx,), folha formato A4.
  • Título: mesmo padrão para o texto, centralizado.
  • Autores: o nome dos autores não deve constar do documento, ou nas suas propriedades, para que a avaliação cega possa ser preservada.
  • As margens devem ser de 3 cm superior e esquerda, 2 cm as margens inferior e direita.
  • Use os parágrafos com recuo de 1,25 cm na primeira linha, e sem espaçamento entre eles.
  • A fonte utilizada é Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5; e tamanho 10 com espaçamento simples entre linhas para citação direta longa, notas de rodapé, legendas, fontes das ilustrações.
  • Os títulos das seções e subseções devem ser alinhados à esquerda, obedecendo à numeração progressiva em algarismo arábico, separando-se a numeração do título da seção ou subseção apenas por um espaço.
  • Use os títulos das seções primárias no tamanho da fonte 12, em maiúsculo e em negrito.
  • Use os títulos das subseções no tamanho da fonte 12, com apenas a primeira letra em maiúsculo e em negrito.
  • Use, entre os títulos das seções e subseções e o texto que os precedem e os sucedem, espaço de linha em branco de 1,5cm.
  • O critério de normalização adotado será o da ABNT – Padrão PUC Minas, disponível no em: https://portal.pucminas.br/biblioteca/documentos/ABNT-Formatar-indicar-citacoes-e-referencia-las-NOVO.pdf.

Especificidades das tipologias de artigos:

a) Artigos científicos originais e de revisão

Número máximo de páginas: 25 (desde que não ultrapassem 2MB). As seções do Trabalho devem ser apresentadas na ordem que se segue:

Título: em português e em inglês

  • Resumo: em português e inglês, com, no máximo, de 1500 caracteres (com espaços), parágrafo único. Deve conter o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões.
  • Palavras-chave: em português e inglês, contendo no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, com a primeira letra maiúcula, separadas por ponto e vírgula, com ponto final após a última palavra. Devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área.

ATENÇÃO: Sugere-se evitar o uso de traduções automáticas da WEB, como Google tradutor, Babel Fish, etc.

  • Introdução: exposição do problema com fundamentação na literatura pertinente, justificativa de sua relevância e objetivos do trabalho. Deve ser sucinta.
  • Revisão da literatura: compõe-se da evolução do tema e ideias de diferentes autores sobre o assunto. Deve conter citações textuais ou livres, com indicação dos autores conforme manual de normalização da PUC Minas, disponível no endereço: https://portal.pucminas.br/biblioteca/documentos/ABNT-Elaborar-formatar-artigo-cientifico-novo-final.pdf
  • Materiais e métodos: citar a população pesquisada, o delineamento experimental, o material envolvido, a descrição dos métodos usados (entrevista, questionário, observação, experimental, entre outros) ou referenciar os métodos utilizados. Citar o protocolo de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Animais (CEUA) PUC Minas ou Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), quando pertinente.
  • Resultados e discussão: apresentar clara e objetivamente os principais resultados encontrados com discussão. Esta exposição da pesquisa é a análise dos fatos apresentados, ou seja, os dados obtidos, as estatísticas, comparações com outros estudos e outras observações.
  • Conclusão: embasadas nos objetivos e resultados obtidos.
  • Ilustrações: devem ser inseridas no corpo do artigo, e ter menção a elas no texto. Formato digital JPG ou TIF, com tamanho real de no mínimo 1000 pixel na horizontal e altura proporcional, incluindo títulos, legendas e fontes. Títulos acima da figura; e fontes, legendas abaixo da mesma.

b) Relatos de caso

Número máximo de páginas: 25 (desde que não ultrapassem 2MB). Artigo resultante da observação de caso específico, apresentando conclusões com características peculiares que contribuem para a literatura da área. Divulgação de ocorrências não planejadas relevantes. As seções iniciais Título; Resumo e Palavras-chave seguem as mesmas orientações relacionadas para artigos científicos originais (item 2.2.1). Seções do corpo do texto: Introdução, Casuística, Discussão e Conclusões (quando pertinentes).

c) Comunicações

Número máximo de páginas: 05 (desde que não ultrapassem 2MB). Artigo curto, sem detalhes, sobre um trabalho científico que ainda está sendo realizado, relatando resultados preliminares de pesquisa. Consiste no relato de resultados parciais de um trabalho experimental, ocorrências, diagnósticos, entre outros. As seções Título e palavras-chave seguem as mesmas orientações relacionadas para artigos científicos originais. Seções: Título (em português e inglês); Corpo do texto não dividido em seções; e palavras-chave (em português e inglês).

d) Resumos expandidos

Número máximo de páginas: 05 (desde que não ultrapassem 2MB). Resumo expandido originado do Trabalho de Conclusão de Curso. A organização deve conter: título, ano, nº de folhas, natureza do trabalho e área (Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação, Tese...), curso de graduação, programa de pós-graduação, instituição de ensino superior e local. O título, o resumo e as palavras-chave devem vir acompanhados também da tradução para o inglês. Em nota de rodapé devem ser informados o nome do orientador, a data da defesa e, se houver, a classificação/nota do trabalho.

e) Resenha de Livro

Número máximo de páginas: 25 (desde que não ultrapassem 2MB). Trabalho de síntese, publicado logo após a edição de uma obra, tendo por objetivo servir como veículo de crítica e avaliação. As seções Título e Palavras-chave seguem as mesmas orientações relacionadas para artigos científicos originais. Seções: Título (em português e inglês); Corpo do texto não dividido em seções; e palavras-chave (em português e inglês).

Assegurando a Avaliação Cega por Pares

Para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, solicita-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento devem excluir do texto seus nomes, substituindo-os pela palavra "Autor".
  2. Em documentos do Microsoft Word (até 2003), a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento. Para isso é preciso realizar os seguintes passos: iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Para as versões seguintes, deve-se realizar o procedimento do seguinte modo: no menu Arquivo > Informações> Verificando problemas>Inspecionar documento> Inspecionar. Depois da verificação, clicar em “Remover tudo” na opção “Propriedades do documento e informações pessoais”.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

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