O O DIREITO À PROTEÇÃO DE DADOS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E EUROPEIA

  • Carolina Souza Novaes Gomes Teixeira PUC Minas
  • Débora de Jesus Rezende Barcelos Puc Minas
Palavras-chave: Inteligência artificial, Democracia, Direitos fundamentais

Resumo

A tecnologia traz contradições, ao mesmo tempo em que liberta, permitindo o acesso em tempo real a todo e qualquer tipo de informação, ela também aprisiona, criando uma necessidade constante de acesso a cada vez mais novas informações, quer sejam verdadeiras, quer não. Com isso, as empresas privadas e o Poder Público, tornam-se detentoras de dados pessoais dos indivíduos, utilizando-os para a obtenção de lucro através da captura internacional de dados para a criação de interesses artificiais: o chamado Big Data. Diante desse cenário e, partindo da hipótese da utilização de dados como ferramenta de controle, o presente trabalho tem como objetivo averiguar a necessidade da proteção destes dados como um direito humano fundamental a partir da análise comparada das legislações de proteção de dados brasileira e europeia. Para tanto, a pesquisa se utilizará da metodologia da pesquisa bibliográfica e da análise comparada da legislação, além das normas internacionais de direitos humanos. O trabalho partirá de uma demonstração dos benefícios e dos malefícios da inovação tecnológica, seguindo pelo estudo da necessidade de proteção de dados como um direito humano fundamental para, posteriormente, passar à análise da legislação brasileira e europeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora de Jesus Rezende Barcelos, Puc Minas

Mestre em Trabalho, Democracia e Efetividade no Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com bolsa de pesquisa do CNPq. Pós-graduada lato sensu em Direito do Trabalho e Previdenciário pela mesma instituição. Bacharel em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora nos cursos de graduação em Direito do Centro Universitário Una e da Faculdade Facminas. Advogada. Pesquisadora. Autora de livros e artigos jurídicos. Palestrante. 

Publicado
17-07-2023
Como Citar
Souza Novaes Gomes Teixeira, C., & de Jesus Rezende Barcelos, D. (2023). O O DIREITO À PROTEÇÃO DE DADOS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E EUROPEIA. Sinapse Múltipla, 12(1), 213-229. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/sinapsemultipla/article/view/30979
Seção
SINAPSE JURÍDICA