ESPOROTRICOSE FELINA EM GATO RESGATADO NA COMUNIDADE DE SÃO JOAQUIM DE BICAS, MINAS GERAIS - BRASIL, DIAGNOSTICADO NO PROJETO DE EXTENSÃO “PROGRAMA CHICÃO”: RELATO DE CASO.

  • Raphaela Férrer Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Ester Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Danielle Coelho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Ana Leão Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Brenda Tavares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Kauana Fonseca Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Vitor Lopes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Vitória Amaral Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Diogo Joffily Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Vitor Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
  • Bianca de Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Palavras-chave: Programa Chicão, esporotricose felina, zoonose, dermatomicose

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaela Férrer, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Discente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Betim

Ester Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Discente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Betim

Danielle Coelho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Discente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Betim

Ana Leão, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Discente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Betim

Brenda Tavares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Discente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Betim

Kauana Fonseca, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Discente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Betim

Vitor Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Discente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Betim

Vitória Amaral, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Discente do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Betim

Diogo Joffily, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Professor Adjunto I do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Betim.

Zootecnista e Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008/2013). Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Com ênfase em manejo sanitário e alimentar aprofundando a área de etologia em animais selvagens para reabilitação a vida livre (Projeto de reintrodução - CETAS/RJ) (2010). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Medicina Veterinária) durante 26 meses, bolsista de monitoria em Obstetrícia Veterinária durante 6 meses e bolsista de monitoria em Patologia Clínica e Cirúrgica, durante 4 meses. Concluído o curso de Técnica Cirúrgica do Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária (CETAC-SP) (2014). Participação durante 10 meses no Programa de Residência Multiprofissional em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com regime rotacional nas diversas especialidades da Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Companhia; Clinica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens, Patologia Clínica, Cirurgia, Anestesia e Diagnóstico por imagem (2015). Conclusão do Programa de Residência em Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em Cirurgia de Pequenos Animais em seu amplo aspecto e especialidades, dentre elas: Ortopedia; Oftalmologia; Tecidos Moles; Traumatologia; Cirurgias de Emergência e Obstetrícia, atuando ainda, em casos de Clínica Cirúrgica de Animais Selvagens (2017). Atualmente, professor titular da PUC-Minas ( Pratica Veterinária 1 e Clínica e Doenças de Cães e Gatos), atuando em clínica geral, cirúrgica e ortopédica, realizando cirurgias nestas mesmas áreas, além de cirurgias de urgência, nas unidades Praça da Liberdade e Betim. Coordenador de Extensão nas unidades Praça da Liberdade e Betim, Coordenador de Estágio na unidade Betim, Coordenador do Programa de Extensão ChiCão (PROEX/PUC Minas) e Coordenador de pesquisa com rastreamento da esporotricose em Betim (FIP/PUC Minas) e pesquisa de flebótomos (PIBIC). Além de Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) no curso de medicina veterinária PUC Minas Unidade Betim. Concluindo Pós Graduação em Anestesiologia Veterinária (PUC Minas 2023).

Vitor Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Docente/pesquisador Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pós-doutorado no Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz (2018). Ex-Professor no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Parasitologia, na disciplina de Parasitologia Veterinária e Ex-Professor adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Doenças Infectocontagiosas de Cães e Gatos e Extensão. Professor nos cursos de pós-graduação da PUC Minas, Equalis e no Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte. Ex-Presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais em Ensino e Pesquisa da PUC Minas - CEUA PUC Minas. Diretor Clínico do Santo Agostinho Hospital Veterinário. Presidente da Sociedade Mineira de Medicina Veterinária (SMMV), Vice-presidente do BRASILEISH - Grupo de estudo em leishmaniose animal, Conselheiro da ANCLIVEPA Minas Gerais e Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária (ABNV). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Parasitárias de Animais, clínica e cirurgia geral, ortopedia clínica e cirúrgica, neurologia clínica e cirúrgica atuando principalmente nos seguintes temas: doenças infectocontagiosas de cães e gatos, leishmaniose animal, clínica e cirurgia geral, ortopédica e neurológica de cães e gatos.

Bianca de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda Departamento de Medicina Veterinária Preventiva UFMG

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Durante a Graduação desenvolveu estágio de iniciação científica no Departamento de Microbiologia e Imunologia Veterinária na área de modulação de doenças parasitárias por produtos naturais, com enfase em Leishmaniose. Recebeu o XIV Prêmio pela apresentação da pesquisa " Acão moduladora da Warifteina na fase aguda da infecção experimental pelo Trypanossoma cruzi" na jornada de iniciação científica da UFRRJ em 2011. Atuou como monitora remunerada na área de patologia clínica e cirurgica da UFRRJ sob orientação do professor Ricardo Siqueira e da professora Heloísa Justen. Participou do projeto castração Bicho-Rio na Fazenda Modelo, e também de esterilização gratuitas no Programa de Residência Médica Veterinária na UFRRJ em parceria com a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos animais- SEPDA. Além do programa de controle de natalidade de cães e gatos da UFRRJ EM 2009, com atividades de pesquisa e orientação da população a respeito de guarda responsável e controle de natalidade. Autora colaboradora em 2 capítulos do livro Medicina Felina Essencial- Guia Prático. Curitiba: Equalis, 2016, v.1. p.996 Pós Graduação no Instituto Qualittas, em clínica médica e cirúrgica de felinos em 2019. Trabalhou nas clínicas veterinárias Xanadu, Gato Leao Dourado, Animal Center e Bichos Gerais. Atualmente realiza mestrado na UFMG- programa ciência animal- com projeto de pesquisa de atendimento clínico e tratamento de felinos com esporotricose em Belo Horizonte. Membro da Comissão de Combate à Esporotricose em Belo Horizonte - CRMV MG.

Publicado
23-07-2024
Como Citar
de Mello Silva, R. F., Gomes Silveira, E. E., de Oliveira Coelho, D. L., Leão Tonin, A. B., de Assis Tavares, B. E., Fonseca, K. N., de Jesus Lopes, V. R., Pinto Amaral, V. C., Joffily, D., Ribeiro, V. M., & de Souza, B. M. (2024). ESPOROTRICOSE FELINA EM GATO RESGATADO NA COMUNIDADE DE SÃO JOAQUIM DE BICAS, MINAS GERAIS - BRASIL, DIAGNOSTICADO NO PROJETO DE EXTENSÃO “PROGRAMA CHICÃO”: RELATO DE CASO. Sinapse Múltipla, 13(1), 105-109. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/sinapsemultipla/article/view/33199