Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde como subsídio para adequação eEimplantação de procedimentos operacionais padrão para aulas práticas de genética e biologia molecular.

  • Raquel Santiago da Silva Curso de Ciências Biológicas, PUC MINAS campus Betim.
  • Welinson Brito Ferreira Laboratório de Gestão Ambiental, Departamento de Ciências Biológicas, PUC MINAS unidade Betim.
Palavras-chave: Resíduos, gerenciamento, minimização, manuseio e disposição.

Resumo

O Plano de gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento integrante do processo de licenciamento ambiental baseado nos princípios da geração de resíduos. O documento é fundamentado por normas e regulamentos técnicos do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e descreve medidas a serem adotadas do momento da geração do resíduo à disposição final. O Centro de Integração e Valorização das Atividades Acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas (CEIVA) é um gerador de resíduos de serviços de saúde e está localizado na PUC Minas campus Coração Eucarístico no Prédio 27, onde são realizadas as aulas práticas de Genética e Biologia Molecular. A proposta deste trabalho foi elaborar o Procedimento Operacional Padrão (POP) para cada prática realizada, a fim de informar o correto manuseio, acondicionamento e coleta dos resíduos e ainda capacitar o profissional responsável a realizar o monitoramento dos POPs com a finalidade de minimizar a geração de resíduos, completando cada etapa do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Santiago da Silva, Curso de Ciências Biológicas, PUC MINAS campus Betim.

Graduada no Departamento de Ciências Biológicas.

Publicado
20-12-2013
Como Citar
Santiago da Silva, R., & Brito Ferreira, W. (2013). Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde como subsídio para adequação eEimplantação de procedimentos operacionais padrão para aulas práticas de genética e biologia molecular. Sinapse Múltipla, 2(2), 27-33. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/sinapsemultipla/article/view/5310
Seção
SINAPSE AMBIENTAL