Oficina “Sexualidade e métodos contraceptivos”: o que alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Betim-MG sabem a respeito?

  • Márcia Cristina de Oliveira Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Betim
  • Thaiz Santos Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Betim
  • Irlane Santana da Silva Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo
  • Izabella Scalabrini Saraiva
Palavras-chave: sexualidade, orientação sexual, métodos contraceptivos, PIBID

Resumo

A escola deve ser um lugar aberto, onde os alunos tenham a possibilidade de discutir sobre qualquer tema, de forma saudável, proveitosa e com respeito aos colegas e profissionais. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o conhecimento prévio dos alunos do ensino médio de uma escola pública parceira do PIBID, sobre sexualidade e métodos contraceptivos através de oficinas e aplicação de questionário. A análise dos resultados mostrou que 60,3% dos participantes são do sexo feminino e 74,2% dos envolvidos têm entre 15 e 17 anos. 47,2% consideram a tabelinha como o método contraceptivo menos eficaz e 53,7% a camisinha masculina como o mais eficaz, sendo este o mais utilizado pelo grupo participante. Ao final do trabalho, foi observado que os alunos participaram ativamente das oficinas e esta pôde ser considerada como uma possibilidade efetiva de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina de Oliveira Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Betim

Graduada em Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com Ênfase em Gestão Ambiental - Unidade Betim.  Foi monitora do Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) oferecido pela Capes em parceria com a PUC Minas e estagiária da Magistra - setor da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais - SEE-MG.

Atualmente Mestranda em Educação na Universidade Federal de Ouro Preto.

Thaiz Santos Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Betim
Graduada pelo Curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com Ênfase em Gestão Ambiental- Unidade Betim.
Irlane Santana da Silva, Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo
Professora da rede estadual de ensino, professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).
Izabella Scalabrini Saraiva

Professora Assistente IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).

Publicado
19-12-2014
Como Citar
Figueiredo, M. C. de O., Souza, T. S., Silva, I. S. da, & Saraiva, I. S. (2014). Oficina “Sexualidade e métodos contraceptivos”: o que alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Betim-MG sabem a respeito?. Sinapse Múltipla, 3(2), 147. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/sinapsemultipla/article/view/5675
Seção
SINAPSE SOCIAL