Aplicação do método de Taguchi em um processo de Injeção Plástica de Itens de Segurança automotivos

  • João Adalberto Alves de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Raoni Barros Bagno Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Método de Taguchi, Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos, Indústria Automobilística, Termoplásticos.

Resumo

Este é um estudo aplicado à fabricação de peças de segurança de automóveis e o objetivo é melhorar o processo através do método de Engenharia Robusta de Taguchi. Atualmente, no Brasil, impulsionados principalmente por alterações na legislação, vários fabricantes de automóveis enfrentam desafios na produção em larga escala de itens de segurança que antes eram produzidos em pequena escala, ou mesmo importados. Esse contexto traz novas dificuldades para os processos de produção. Método Taguchi é conhecido devido a seu enorme potencial para a solução de problemas de engenharia, mas não é tão difundido no Brasil. A aplicação foi realizada em uma grande empresa de autopeças que enfrentou o desafio de nacionalizar a produção de painéis de carros equipados com airbag. A aplicação da Engenharia Robusta sugeriu mudanças em alguns parâmetros anteriormente selecionados relacionados com a produção, a fim de se obter o mínimo de desvios dimensionais em pontos considerados críticos para o desempenho do airbag. Estes resultados confirmam os benefícios da aplicação método de Taguchi para o escalonamento da produção de autopeças e destaca sua importância no desenvolvimento de novos produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raoni Barros Bagno, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Prof. Departamento de Engenharia de Produção - PUC Minas.

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - USP

Publicado
04-07-2014
Como Citar
de Souza, J. A. A., & Bagno, R. B. (2014). Aplicação do método de Taguchi em um processo de Injeção Plástica de Itens de Segurança automotivos. Sinapse Múltipla, 3(1), 27. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/sinapsemultipla/article/view/6505
Seção
SINAPSE EXATA