RELENDO O DIREITO: CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE "AMOR" EM PAULO FREIRE VISANDO UMA EDUCAÇÃO QUE SE ENSINE PARA A DEMOCRACIA

  • Otávio Augusto de Oliveira Moraes PUC Minas

Resumo

O presente trabalho tem como fulcro demonstrar a relação intrínseca entre o ensino jurídico e o desenvolvimento democrático, tendo como fundamento o disposto nos artigos 133º e 134º da Constituição Federal que versam a infungibilidade da advocacia privada e pública no que se refere à efetivação do principio de acesso à justiça. Consequentemente as instituições que formam esses profissionais a partir do novo paradigma constitucional são implicitamente incumbidas de formularem um projeto pedagógico que tenha como norte o prisma da dignidade humana. No que se refere à fundamentação teórica para este novo ensino jurídico nascente, o conceito de “amor” exposto na obra do pedagogo Paulo Freire é instrumento com potencial para se materializar a nova proposta pedagógica jurídica, conjuntamente com a premissa de ensino vinculada a realidade do educando, propostas que carregam uma radical alteridade e visam tornar o ensino instrumento formador de agentes para a materialização do acesso a direitos.

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Biografia do Autor

Otávio Augusto de Oliveira Moraes, PUC Minas
Graduando em Direito pela FMD. PUC Minas. Monitor de Direito Constitucional I e II ,  pesquisador do Núcleo Jurídico de Politicas Publicas e graduando em Direito  pela  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado
14-12-2016
Como Citar
MORAES, O. A. DE O. RELENDO O DIREITO: CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE "AMOR&quot; EM PAULO FREIRE VISANDO UMA EDUCAÇÃO QUE SE ENSINE PARA A DEMOCRACIA. Virtuajus, v. 1, n. 1, p. 231-243, 14 dez. 2016.