CIDADANIA , LÍNGUA PORTUGUESA E TEMAS TRANSVERSAIS.

  • Ricardo Santos David Uniatlantico - Universidad Europea del Atlántico - Espanha.
Palavras-chave: Temas Transversais, Educação, Política Educacional, Língua Portuguesa.

Resumo

RESUMO

Este artigo consiste em um estudo com o objetivo de refletir sobre como é feita a abordagem dos Temas Transversais, elemento integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN, em sala de aula, no ensino de Língua Portuguesa. Como referencial bibliográfico, optou-se pelos estudiosos Candau, Freire, Mizukami, Piletti e Zabala, que em seus estudos trazem reflexões acerca da educação; um levantamento bibliográfico sobre os Temas Transversais e sobre questões ligadas à educação. A partir desse suporte teórico busca-se compreender como as propostas trazidas nos PCN são abordadas pelos professores de Língua Portuguesa.

 

Palavras-chave: Temas Transversais; Educação; Política Educacional; Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Uniatlantico - Universidad Europea del Atlántico - Espanha.
Doutorado em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias. Mestrado em Educação pela mesma instituição. Especialista em docência do ensino superior e linguística aplicada. Professor de língua portuguesa e inglesa para o ensino fundamental II. Revisor de textos de língua portuguesa, redator, tradutor e analista de comunicação.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acesso em: 08/05/2015.

CANDAU, Vera Maria (Org.). A Didática em Questão. 14ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

MIZUKAMI, Maria G. N. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.

PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e História da Educação. 5ª Ed. São Paulo: Ática, 2007.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
21-12-2016
Como Citar
DAVID, R. S. CIDADANIA , LÍNGUA PORTUGUESA E TEMAS TRANSVERSAIS. Virtuajus, v. 1, n. 1, p. 130-139, 21 dez. 2016.