A CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO JURÍDICA

  • Priscila Pereira Cavalcanti dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Criatividade, Estudo de Caso, Educação Jurídica, Competências, Direito

Resumo

A pesquisa, que possui campo de estudo em Teoria do Direito, teve por objetivo verificar, através dos métodos de revisão de literatura, estudo de caso e entrevistas, se há instituições de educação jurídica que ainda não adotam métodos capazes de contribuir na formação de profissionais do Direito mais criativos, por se tratar de uma habilidade fundamental na contemporaneidade. Através de entrevistas entre alunos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Fundação Getúlio Vargas, pôde-se averiguar que, apesar de ter se tratado de uma pesquisa qualitativa, os estudantes da primeira universidade, em sua maioria, afirmaram que a criatividade não foi desenvolvida em sala de aula ao longo do curso. Foram entrevistados também alunos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais que fazem parte de grupos de pesquisa ou projetos de extensão com o intuito de verificar de perceberam o desenvolvimento da criatividade nesses espaços. Procurou-se, assim, fomentar o aperfeiçoamento dos cursos jurídicos apresentando algumas metodologias, em especial o ensino do Direito com a Arte.

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Publicado
19-09-2021
Como Citar
SANTOS, P. P. C. DOS. A CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO JURÍDICA. Virtuajus, v. 6, n. 10, p. 272-285, 19 set. 2021.
Seção
Artigos de Discentes e Egressos