VITIMOLOGIA ÀS AVESSAS
Resumo
O presente trabalho busca mostrar a inversão de papeis entre vítima e criminosos. Além disso, busca mostrar a importância da vitima para o fenômeno criminológico ao logo do tempo. No inicio, a vítima ocupava papel de protagonista, na denominada “vingança privada”; ao passar dos anos, transferiu-se a legitimidade de punição para o Estado, havendo esquecimento da vítima na relação de punição dos criminosos. O direito penal moderno, criou uma série de mecanismos para beneficiar os criminosos, alguns deles fazendo referência à reparação do dano suportado pelas vítimas, mas isso não é suficiente para mostrar que o crime não compensa. Por isso, se mostra fundamental que não haja a inversão de papeis entre o criminoso e as vitimas, pois, senão, haverá completa descredibilidade do sistema penal.
Downloads
Referências
Vade Mecum Saraiva. 13ª edição. São Paulo: Saraiva, 2012.
ROXIN, CLAUS. Política criminal e sistema jurídico – penal. trad. Luís
Greco. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.
ROXIN, Claus. Funcionalismo e imputação objetiva no direito penal: tradução dos [seção]; 7 e 11, nm. 1/119, de Strafrecht, Allgemeiner Teil, 3. edição, München, Beck, 1997. Renovar, 2002.
SANTOS, Juarez Cirino dos. A Criminologia Radical. 3ª Ed. Curitiba: Lumen
Juris, 2008.
SANTANA, Selma Pereira de. Justiça Restaurativa. Areparação como
consequência jurídico-penal autônoma do delito. Rio de Janeiro: Lumen Juris,
2010.
PELLEGRINO, Laércio. Vitimologia (História, Teoria, Prática e
Jurisprudência). Rio de Janeiro: Forense, 1987
MASSON, Cleber. Direito Penal: parte geral (art. 1º ao art. 120). São Paulo: Gen, 2020.
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista VirtuaJus, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.