A leitura e a escrita em crianças com Déficit Específico de Linguagem

Autores

  • Arabie Bezri Hermont PUC-Minas

Resumo

 

Este artigo apresenta os principais resultados da pesquisa que foi realizada com o objetivo de estudar a produção e compreensão da linguagem, além das habilidades de leitura e de escrita por parte de indivíduos considerados DEL, ou seja, com Déficit Específico de Linguagem. Os resultados obtidos após a aplicação de testes apontam para um quadro de heterogeneidade linguística dentre os indivíduos diagnosticados como sendo DEL e uma melhora nas habilidades linguísticas à medida que o indivíduo vai ficando mais velho. A discussão feita no artigo visa a verificar se problemas na aquisição de leitura e de escrita apresentados por alguns indivíduos têm relação com déficits linguísticos relacionados à produção oral e compreensão da linguagem. É ainda discutida a possível ligação ou não de déficits linguísticos a outros déficits de caráter cognitivo mais geral.

 

Palavras-chave: Déficit específico de linguagem. Aquisição de linguagem. Leitura e escrita.

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Publicado

2010-03-25

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS