A leitura e a escrita em crianças com Déficit Específico de Linguagem
Resumo
Este artigo apresenta os principais resultados da pesquisa que foi realizada com o objetivo de estudar a produção e compreensão da linguagem, além das habilidades de leitura e de escrita por parte de indivíduos considerados DEL, ou seja, com Déficit Específico de Linguagem. Os resultados obtidos após a aplicação de testes apontam para um quadro de heterogeneidade linguística dentre os indivíduos diagnosticados como sendo DEL e uma melhora nas habilidades linguísticas à medida que o indivíduo vai ficando mais velho. A discussão feita no artigo visa a verificar se problemas na aquisição de leitura e de escrita apresentados por alguns indivíduos têm relação com déficits linguísticos relacionados à produção oral e compreensão da linguagem. É ainda discutida a possível ligação ou não de déficits linguísticos a outros déficits de caráter cognitivo mais geral.
Palavras-chave: Déficit específico de linguagem. Aquisição de linguagem. Leitura e escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).