PRODUZINDO APROXIMAÇÕES DA CULTURA AFRICANA COM A MATEMÁTICA ESCOLAR: a utilização do jogo mancala
Palavras-chave:
Educação Matemática. História da Matemática. Mancala. Cultura Africana. Lei n. 11.645/2008.Resumo
Os jogos, se bem aplicados e com objetivos bem definidos, podem ser instrumentos muito úteis, durante as aulas, favorecendo o ensino e a aprendizagem de vários conteúdos de forma diferenciada e significativa. Propicia-se que os alunos desenvolvam diversas habilidades que não teriam o mesmo alcance sem esse recurso. Os jogos do grupo mancala trazem um diferencial pela possibilidade de também ser trabalhada a história e a cultura africana nas aulas de Matemática, bem como desenvolver um projeto integrado, entre várias disciplinas, cumprindo-se a Lei n. 11.645/2008. Neste artigo, descrevemos alguns aspectos dos jogos mancala e trazemos uma proposta da sua utilização nas aulas de Matemática, de um modo geral e, para o 6º ano do Ensino Fundamental, em particular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).