PRODUZINDO APROXIMAÇÕES DA CULTURA AFRICANA COM A MATEMÁTICA ESCOLAR: a utilização do jogo mancala

Autores

  • Elenice de Souza Lodron Zuin Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
  • Nádia Aparecida dos Santos Sant’Ana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Palavras-chave:

Educação Matemática. História da Matemática. Mancala. Cultura Africana. Lei n. 11.645/2008.

Resumo

Os jogos, se bem aplicados e com objetivos bem definidos, podem ser instrumentos muito úteis, durante as aulas, favorecendo o ensino e a aprendizagem de vários conteúdos de forma diferenciada e significativa. Propicia-se que os alunos desenvolvam diversas habilidades que não teriam o mesmo alcance sem esse recurso. Os jogos do grupo mancala trazem um diferencial pela possibilidade de também ser trabalhada a história e a cultura africana nas aulas de Matemática, bem como desenvolver um projeto integrado, entre várias disciplinas, cumprindo-se a Lei n. 11.645/2008. Neste artigo, descrevemos alguns aspectos dos jogos mancala e trazemos uma proposta da sua utilização nas aulas de Matemática, de um modo geral e, para o 6º ano do Ensino Fundamental, em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice de Souza Lodron Zuin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Especialização em Matemática Superior pela PUC Minas (1989) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), na área de Educação Matemática.

Nádia Aparecida dos Santos Sant’Ana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Possui graduação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Minas Gerais ( UEMG ) .Curso de especialização Latu Sensu concluído pela Universidade Federal de Lavras( UFLA) em Matemática e Estatística. Atualmente mestranda do curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ( PUC- Minas) Exerce atividade docente como professora efetiva de Matemática na Escola Estadual Joviano de Aguiar.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE PROFESSORES/ARTICLES OF TEACHERS