A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA FRENTE À GARANTIA DISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: realidade ou utopia

Autores

  • Adriana Pires Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas
  • Douglas Gomes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Palavras-chave:

Lei 10.639/03. Literatura afro-brasileira.

Resumo

Considerando que a Lei nº 10.639, aprovada em 2003, estabeleceu a obrigatoriedade do ensino sobre a História e a Cultura Africana e Afro-Brasileira e tendo em vista a importância da literatura na construção do saber e da identidade de um povo, o presente artigo tem por objetivo verificar especificamente se está incluso no currículo das aulas de Língua Portuguesa o ensino de Literatura Afro-brasileira e Africana. Por certo, a cultura africana tem grande influência na construção da História do Brasil e sabemos que há inúmeros escritores considerados afro-brasileiros que contribuíram, por meio da Literatura, para a construção de importantes obras de afirmação cultural. Contudo, a história do negro ensinada em sala de aula está voltada para a colonização do Brasil, e esse é assunto tratado apenas nas aulas de História. Sendo assim, é necessário reconhecer a importância do ensino da literatura afro-brasileira para a formação identitária das crianças e dos jovens negros a fim de que possam lidar com questões ligadas à discriminação racial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Pires, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Graduanda em Letras na PUC Minas

Douglas Gomes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Graduando em Letras na PUC Minas

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS