A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA FRENTE À GARANTIA DISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: realidade ou utopia
Palavras-chave:
Lei 10.639/03. Literatura afro-brasileira.Resumo
Considerando que a Lei nº 10.639, aprovada em 2003, estabeleceu a obrigatoriedade do ensino sobre a História e a Cultura Africana e Afro-Brasileira e tendo em vista a importância da literatura na construção do saber e da identidade de um povo, o presente artigo tem por objetivo verificar especificamente se está incluso no currículo das aulas de Língua Portuguesa o ensino de Literatura Afro-brasileira e Africana. Por certo, a cultura africana tem grande influência na construção da História do Brasil e sabemos que há inúmeros escritores considerados afro-brasileiros que contribuíram, por meio da Literatura, para a construção de importantes obras de afirmação cultural. Contudo, a história do negro ensinada em sala de aula está voltada para a colonização do Brasil, e esse é assunto tratado apenas nas aulas de História. Sendo assim, é necessário reconhecer a importância do ensino da literatura afro-brasileira para a formação identitária das crianças e dos jovens negros a fim de que possam lidar com questões ligadas à discriminação racial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).