A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Cláudia de Freitas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Ana Tânia de Lana Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Kevne de Souza Nunes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Maryelen Fernanda de Paula Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Vineusa Lopes de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Palavras-chave:

Música, Aprendizagem, Musicalização, Desenvolvimento, Educação Infantil.

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança na educação infantil, apresenta ainda o papel da música na educação, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. Sugere que a escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico. Sendo assim busca-se como esta pesquisa, contribuir para um aprofundamento sobre questão da Inteligência Musical, e apresenta alguns motivos pelos quais ela deva ser mais bem considerada no currículo escolar. Por fim, indica a música como um elemento importante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ana Tânia de Lana Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Kevne de Souza Nunes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Maryelen Fernanda de Paula, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Vineusa Lopes de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS